Colunistas

A Teixeira de Freitas virtual de João Bosco Bittencourt

24/03/2015 - 09h08
Coluna Pensando com Coragem

Amigo, como sempre estamos de volta em mais uma semana. E sempre desejando que a mesma seja ótima, e possamos realizar tudo aquilo o qual planejamos. Mas pedindo a Deus para tudo ser feito de acordo a sua soberana vontade. Afinal sem ele nada pode ser feito, toda honra e toda gloria, deve ser dada somente a Deus. Tudo na vida é permissão de Deus.

Gente, passaram-se dois anos e três meses que João Bosco Bittencourt assumiu o mandato em Teixeira de Freitas. Apenas assumiu o mandato, porque até agora o povo espera pela administração João Bosco.  O povo espera também pelo governo o qual não começou a governar. Espera por cada  promessa feita em campanha, mas até agora nada foi cumprido.

A exemplo: a internet de graça foi oferecido em alto e bom som durante a campanha eleitoral; seria colocada em toda cidade. Eu pergunto onde está a internet de graça que ninguém viu?

O asfaltamento de 80% da cidade foi uma promessa enfatizada por Bosco na campanha. E até mesmo fora dela quando já havia, inclusive, sido empossado. Foi feito alguma coisa até hoje?

Nada tão representativo quanto à promessa de 80%. Se pretendia asfaltar 80% e estamos em mais da metade de seu mandato, teria que ter asfaltado, até agora, no mínimo 40% ou mais.  O asfalto foi feito até agora não chega a 05%. Destes 05% 99% foram feitos com recursos federais. Ou seja, o munícipio não fez nada.

Enquanto isso Teixeira continua sendo uma cidade a qual não pode chover. Pois se chove a cidade fica alagada, mesmo não tendo qualquer represa. A cidade chega em, alguns pontos, a ficar submersa. E quem mais sofre com essa situação são pessoas simples e humildes tendo enormes prejuízos por conta da má administração do prefeito. Mas o gestor prometeu resolver esse problema.

Ele prometeu também iluminar a cidade, mas parece ter feito um conchavo com os meninos da noite; não ilumina e os mesmos tomam conta da cidade.

Prometeu cuidar das nossas praças, o que temos visto?

Praças abandonadas servindo de refúgio para usuários de álcool e entorpecentes. E até mesmo a livre comercialização de drogas ilícitas. Tem praças servindo, inclusive, de motel ao ar livre; pessoas praticando sexo em horário nobre devido a falta de iluminação e cuidado com as mesmas. A praça da prefeitura abandonada deveria ser um cartão postal e foi transformada em lixo postal.

O problema da região do Shopping da Lagoa é outro o qual Bosco prometeu resolver. Contudo, até agora nada.  E sempre que chove os prepostos da administração colocam a culpa nas administrações anteriores. Parece até que João Bosco é um prefeito sem responsabilidade, tudo que acontece em seu mandato ele põem culpa nas administrações anteriores. Quem não assume responsabilidade é irresponsável.

Na educação João Bosco prometeu fazer um exemplo de gestão na educação. Ficou só na promessa. Até agora a educação continua na mesma situação das gestões anteriores. O maior feito dele tem sido abandonar algumas escolas.

Prometeu ratear o dinheiro que sobrou do Fundeb na gestão anterior entre os professores. Não cumpriu. Deu um verdadeiro olé nos professores. Fez um contrato milionário prometendo capacitação aos professores.  Ficou apenas na promessa e o dinheiro do contrato foi embora.

Mas, ao que parece, a administração João Bosco está as mil maravilhas. Pelo menos é isso que propaga seus secretários. Os quais passam mais tempo nas redes sociais, do que a disposição de suas secretarias. Parece que Teixeira de Freitas virou uma cidade virtual ou cenográfica.

Na Teixeira virtual, as ruas são asfaltadas, as escolas não faltam nada, todos os bairros têm postos de saúde, com médicos revezando, de tanto médico que existe. O lixo é recolhido a cada duas horas, a administração é um exemplo, a Polícia Federal nunca passou. Quando passou foi só tomar um cafezinho no gabinete do prefeito. Precisou de um caderno para aprender escrever, foi buscar na secretaria de educação.  Necessitou licitar uma viatura, foi no setor de licitação.

Todos os serviços essenciais funcionam exemplarmente na Teixeira de Freitas virtual. Pena que esta cidade só exista para os apaniguados da administração municipal. Os referidos têm diárias para tudo que vão fazer fora da cidade. E muitas vezes fazem as postagens nas redes sociais de outras cidades. Deles que nem aqui vem, mas no final do mês o salário de secretário virtual está no bolso.

A Teixeira de Freitas virtual é muito linda. Pena ser é igual a xixi de galinha, todo mundo sabe que existe, só que ninguém ver. É como se fosse uma ilusão de ótica. Você olha ver tudo as mil maravilhas. Quando você entra você volta para o mundo real, aquele descrito acima.

Se eu pudesse dar um conselho aos secretários virtuais da administração de João Bosco, eu iria parafrasear o apresentador Raimundo Varela do Balanço Geral “Acorda pra vida, põem o pé no chão”. Chegou a hora de sair do Whatsaapp, Facebook, Twitter e outras redes sociais e se tocar que aqui na Teixeira de Freitas real tem gente sofrendo com a falta de patrolamento de ruas.  Gente sendo vítima da violência por falta de iluminação adequada.

Na Teixeira de Freitas real os problemas existem, e não são apenas factoides criados pela oposição. Se esses secretários não conseguem entender isso, peça o boné, façam como em tropa de elite: “pede pra sair” e deixa outras pessoas que querem trabalhar. Chega de show de ilusionismo, parta para realidade, que é nua e crua.

Ao prefeito, gostei muito de saber que o senhor anda a cidade inteira durante a noite. Talvez por isso o senhor não consiga trabalhar durante o dia. Seria o senhor o “Prefeito Lobisomem”?   Aparecendo só em época de lua cheia?

Já que o senhor anda na cidade durante a noite, que tal o senhor resolver o problema da escuridão?

Ah, vai ver o senhor está andando a cidade virtual dos seus secretários. Por isso para o senhor a cidade está maravilhosa.

Ah, quanto a ouvir as rádios que criticam prefeito, isso é abrir o direito ao contraditório. O senhor não precisa ouvir apenas elogios, ouvir a critica faz parte até para saber como agir diante das criticas e o que o povo pensa a seu respeito. Dê ouvido as criticas e corrija seus erros.

Falta um ano e nove meses para seu mandato acabar ainda dar tempo se recuperar.

Um abraço e boa semana! Bem-vindo a Teixeira de Freitas real.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário