Colunistas

Estamos na reta final. Qual será o destino da Bahia e do Brasil?

28/09/2014 - 18h57
Coluna Pensando com Coragem

Queridos amigos, enfim estamos na última semana das eleições 2014, quando poderemos saber que destino tomará o Brasil caso a decisão seja no primeiro turno. Tudo indica que as eleições para presidente serão definidas no segundo turno, os adversários ainda são um pouco incertos, porém, tudo caminha para que a disputa seja entre Dilma e Marina.

Pelo que se percebe, caso a eleição vá para o segundo turno, Dilma poderá perder, mesmo as últimas pesquisas apontando um possível empate entre Marina e ela. O segundo turno é uma nova eleição, com um diferencial: a estrutura de campanha já está pronta, sendo que a disputa é apenas entre os dois candidatos mais votados.

No segundo turno o apoio do terceiro colocado pode ser crucial para definir as eleições. Caso Marina vá para o segundo turno, é dado como certo o apoio de Aécio Neves e todo o PSDB, assim como os partidos de oposição a Dilma. Se Aécio Neves for para o segundo turno, será que Marina o apoiará?

É bom lembrar que em 2010 Marina disputou a eleição e ficou com o terceiro lugar, muitos esperavam que seu apoio fosse a José Serra, mas, ela não definiu apoio, deixando o seu partido na época, o PV, livre para apoiar quem quisesse, ou seja, não é bom confiar que caso Aécio vá para o segundo turno Marina o ajude.

Caso a disputa no segundo turno seja entre Aécio e Marina, como Dilma e o PT deverão se comportar?

Essa é uma hipótese dada como descartada pela maioria dos analistas políticos, porém, é bom lembrar que eleição é igual jogo de futebol, só termina quando o juiz ergue o braço e pede a bola, neste caso, quando a Justiça Eleitoral proclama o vencedor.

Nessa minha trajetória já vi político dormir eleito e acordar derrotado, derrotado ser eleito na última hora… Muita gente dando como certa a ida de Marina e Dilma; é bom não descartar Aécio Neves.

Na Bahia, apesar do crescimento de Rui Costa, tudo indica que a eleição será decidida no primeiro turno, com uma expressiva vitória de Paulo Souto, que deverá levar junto o senador Geddel Vieira Lima, porém, não é bom acreditar que está definida. Em uma semana muita coisa pode acontecer.

Resta saber como o povo baiano reagiu aos escândalos envolvendo Rui Costa, que foi apontado por Dalva Sele Paiva, em entrevista à revista “Veja”, como beneficiário de um esquema de corrupção montado para desviar recursos do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

A semana que passou foi tensa sobre este assunto, com Rui tentando desqualificar a denúncia e a denunciante e, ao mesmo tempo, tentando arrolar a denunciante ao candidato Paulo Souto.

Pois é, chegou a hora da verdade, vamos saber quem vence as eleições 2014 – Dilma, Marina ou Aécio no Brasil; na Bahia, Rui, Lidíce ou Paulo Souto.

A decisão será soberana e poderá mudar para sempre a vida do nosso povo.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário