Colunistas

João Bosco: a desculpa para não comparecer a audiência e o escândalo da merenda escolar

08/09/2014 - 11h10
Coluna Pensando com Coragem

Amigos, estamos de volta em mais uma semana. Cada vez mais o processo eleitoral vai chegando a sua reta final, estamos a menos de 30 dias das eleições 2014. Eleições que, pelo andar da carruagem, será um divisor de águas para o Brasil. Vamos aguardar os desdobramentos futuros. O Brasil quer mudança.

Vamos ao assunto da semana.

O Brasil inteiro teve conhecimento essa semana sobre o escândalo da merenda escolar. O fato veio à tona na sexta-feira, 29 de agosto, após uma operação conjunta do Ministério Público e Polícia Civil e Militar, mas, a cidade, e o Brasil inteiro, tomaram conhecimento somente na terça-feira, 2 de setembro, quando o escândalo virou manchete na Rede Globo de televisão, com direito a comentários dos apresentadores, revoltados com o ocorrido.

Vamos aos detalhes do escândalo: cerca de duas toneladas de alimentos que seriam destinadas a merenda escolar foram apreendidas, sendo comercializadas em três supermercados: o Colina Verde, que como o nome já diz fica no referido bairro, o Teixeira, que fica na Sargento Pedro., São Lourenço, e o Distrisul, em frente ao centro de abastecimento.

O que mais chama atenção nisso tudo é que os três estabelecimentos pertencem a mesma pessoa, um cidadão identificado como Antônio Reis, quem por sua vez possui ligações estreitas com o PT de João Bosco, inclusive, coordena a campanha petista no Extremo Sul.

O PT comanda a Direc 9, responsável pela merenda escolar, que deveria ser servida nas escolas, entretanto, foi encontrada nas prateleiras dos supermercados de Antônio Reis, um petista de carteirinha que tem livre acesso tanto ao governo petista de Teixeira de Freitas, como ao MST, de onde supostamente a merenda pode ter saído, caso não tenha sido da Direc.

O que mais me estranha é que mesmo não tendo o nome arrolado aos fatos, o prefeito João Bosco tratou de emitir uma nota e publicar na imprensa chapa branca – aquela que recebe dinheiro para publicar tudo que o prefeito deixa de fazer. Até porque, até agora, o prefeito não fez nada, entretanto, segundo a imprensa paga, ele é o melhor prefeito do Brasil.

Na nota, o prefeito e sua assessoria trataram de dizer que a merenda escolar não tinha nada a ver com o município; e daí?! O prefeito só esqueceu-se de dizer que é o PT que comanda todos os órgãos, tanto municipal, quanto estadual e federal na cidade.

Por que o prefeito tentou se defender? Será que ele tem algo a temer? Por que a defesa antes da hora? Será mesmo que o prefeito não tem nada a ver? Qual a relação de Antônio Reis com o prefeito?

Fala para assessoria de release que caso queira responder as referidas perguntas, não precisa publicar na imprensa paga, pode enviar no e-mail [email protected], que o “Repórter Coragem” faz questão de divulgar, até porque a credibilidade da imprensa paga fica comprometida diante da subserviência à administração municipal, onde falta coragem de questionar até as coisas mais necessárias.

Esses fatos precisam ficar esclarecidos ao povo do Extremo Sul, que necessitam de respostas de verdade, não respostas a meia boca, como o prefeito fez essa semana.

A desculpa para não comparecer a audiência

Como anunciei há 15 dias, na quinta-feira, 4 de setembro, às 14 horas, aconteceria a audiência de instrução e julgamento do processo que o prefeito João Bosco move contra mim por que, em uma coluna como esta, eu lhe perguntei se iria visitar José Dirceu na prisão.

Para cancelar a audiência, o prefeito encaminhou um oficio à Justiça alegando que deveria estar em Salvador na quarta-feira, 3, e na quinta-feira, 4 de setembro, onde, segundo o documento, ele estaria assinando convênios para o município.

Até aí tudo bem, o município não pode perder convênios em razão de uma audiência que o prefeito move contra um repórter que lhe fez uma pergunta que ele considerou ofensiva, só que isso o prefeito deveria ter se programado, até porque, a audiência estava marcada a mais de três meses, cancelar de última hora é, no mínimo, brincar com a Justiça, que tem inúmeros processos para resolver. O cancelamento de qualquer audiência só faz aumentar o número dos processos que a Justiça precisa julgar.

Mas, vamos esperar pra ver. Tomara que na próxima audiência o prefeito não fuja novamente, espero que dessa vez ele me olhe cara a cara, pois tenho algumas verdades para lhe dizer.

Boa semana a todos

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário