Colunistas

Quem serão os candidatos a prefeito contra João Bosco em 2016?

23/02/2015 - 09h32
Pensando com Coragem

Querido amigo, estou de volta com nossa coluna depois de tirar férias por contra própria na semana do carnaval. Pois “como diz o ditado” no “Brasil, o ano começa depois do carnaval”. Então o ano está começando com os assuntos mais pujantes que devem movimentar o Brasil em 2016.

Passado o período de festas carnavalescas, o tabuleiro político visando às eleições para prefeito em 2016, começa a ser desenhado em diversas cidades do extremo sul.  Teixeira de Freitas também começa a respirar as eleições para prefeito em 2016. Eleição que pode mudar a história da cidade, para melhor ou para pior.

Quem serão os candidatos a prefeito contra João Bosco em 2016?

No tabuleiro para 2016, o único nome certo é o atual prefeito João Bosco, que deve disputar à reeleição.

Timóteo Brito é outro nome praticamente certo, o velho líder do extremo sul, dificilmente deixará de disputar a prefeitura de Teixeira de Freitas. Pois o seu sonho é ser mais uma vez prefeito da cidade. E tentar limpar a mancha que deixou em sua administração.

Então quem seriam os outros prováveis candidatos?

Marta Helena Leal, ex-vereadora, foi a segunda colocada nas eleições para deputado estadual em Teixeira. Ficando apenas atrás de Timóteo, o candidato majoritário na cidade.  Isso a faz possível candidata a prefeita. E pode contar, inclusive, com apoio do PSDB, partido que ela é filiada e que conseguiu transferir uma grande quantidade de votos para o líder do partido Jutaí Magalhães. O qual deseja que a mesma saia como candidata e promete intensificar a luta por sua eleição.

Wagner Mendonça é considerado, até hoje, o melhor prefeito que Teixeira já teve. Isso o faz ser lembrado sempre como possível candidato. Ocorre que o mesmo está inelegível, não sei ao certo até quando. Pois quando ele era prefeito acabou cometendo algumas irregularidades, o que o deixou inelegível perante a justiça. Mesmo se não estivesse inelegível, nenhum grupo político teria coragem de fechar apoio a ele. O ex-prefeito ficou conhecido, quando era gestor, pela alcunha de “Doutor Traíra”. Caso consiga ser candidato, mesmo sozinho, pode dar trabalho aos adversários. Sua gestão na saúde, educação e sobre tudo pagamento em dia, o faz ser lembrado pelo povo, que pode o conduzir de volta ao poder.

Caio Checon, ex-presidente da Câmara de Vereadores, me disse outro dia que está pavimentando sua candidatura, que muito provavelmente será candidato a prefeito em 2016.  É um nome bom, resta saber se sua candidatura é pra valer e se ele teria condições de entrar com chances reais na disputa pela prefeitura.

Tabajara Soares Marques, empresário que já foi presidente de todas as entidades de classe ligadas ao comércio em Teixeira de Freitas, atual presidente do PMBD é um nome de respaldo. No entanto, sua candidatura a deputado federal, mostrou uma pífia votação, o que mostra que o seu currículo não lhe daria votos.  Contudo, provavelmente deve ser candidato, porém, com chances mínimas.

Tarcísio Gama, presidente do PV, dificilmente deixará de ser candidato. Já foi em outras oportunidades e sua votação foi insignificante. Porém eleição é como jogo de futebol, o resultado só dar pra saber depois que o juiz apita.

Gilberto do Sindicato, fala aos quatro cantos que será candidato, mas seu objetivo é continuar sendo vice, muito provavelmente de João Bosco.  Isso se João aceitar, na hora de decidir, ele tentará levar para si o nome que possa agregar votos.

Lucas Bocão ou Uldurico Junior, a quem aposta que um dos dois será candidato. Se for, as chances maiores de ser seriam de Lucas Bocão, depois de ensaiar mais que escola de samba, ele foi candidato a deputado estadual. Mesmo não sendo eleito, teve uma boa votação e pavimentou seu nome para uma eventual candidatura a prefeito. Resta saber se a família “Pinto” teria interesse em lhe lançar candidato, tudo indica que não. Caso saia candidato com apoio dos Pintos, sua chance é real. Porém, os Pintos não querem aventurar lançar um candidato e facilitar a reeleição de João Bosco. Seria mais prudente para eles irem para o caminho da composição, que seria com Timóteo ou com Wagner.

Apparecido Staut, ex-prefeito por dois mandatos, está tendo o nome trabalhado pelo que sobrou do seu grupo. Pessoas como Júlio Garotinho, tenta a todo custo lançar Apparecido. Embora saiba que o mesmo não tem saúde, nem condições físicas de ir para uma campanha. Além de já ter perdido o respaldo pelo qual foi eleito; um padre admirado por muitos. E caso venha a ser candidato, Apparecido que hoje está no PTB, encontraria muita dificuldade, sobre tudo por está sem condições de fazer campanha.

Bom, falamos em 10 nomes que podem disputar as eleições em 2016.  Destes, no máximo 6 sairiam candidatos. Se eu fosse apontar, diria que os candidatos hoje seriam: João Bosco, Timóteo Brito, Marta Helena, Wagner Mendonça, Caio Checon e Apparecido Staut. Outros nomes podem surgir, sem que seja os já mencionados aqui, resta saber quem entraria com chance na disputa.

Sobre favorecimento com a candidatura, vou comentar na próxima semana. Mas o tabuleiro já começa a ser formado. Vamos torcer para que um nome que desperte a esperança do povo possa surgir; e quem sabe fazer a diferença.

Boa Semana.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário