Colunistas

Seria Fernando Moulin uma nova opção para prefeito?

09/11/2014 - 17h57
Coluna Pensando com Coragem

Querido amigo, estamos de volta pra mais uma semana, que é a segunda de novembro, onde estamos nos aproximando do final do ano de 2014, que vai deixar boas lembranças.

Amigo leitor, passada a euforia da disputa das eleições 2014, quando já conhecemos os deputados estaduais e federais, senadores, governadores e a Presidente da República, as atenções começam a se voltar para as eleições municipais de 2016. Embora ainda seja muito cedo, é hora de pensar nos possíveis nomes para 2016.

Salvador, por exemplo, já começa a cogitar nomes, entre eles aparece o do senador eleito Otto Alencar, que já rechaçou a possibilidade, porém, não descartou.

Em Teixeira de Freitas, alguns nomes dificilmente não estarão na disputa em 2016, como é o caso do prefeito João Bosco, que deve disputar a reeleição; Timóteo Brito, ao que tudo indica, também deverá disputar a eleição em 2016. Marta Helena, com a votação que teve para deputada, deverá ser também candidata, a menos que venha compor com alguém e ser novamente candidata a vice.

Vagner Mendonça é um nome bastante cogitado, embora ainda enfrente o fato de estar inelegível, resta saber se seu nome ficaria fora da lista em 2016 e se alguém teria coragem de apoiar aquele que ficou marcado por trair todos que lhe apoiaram, mas, pesa ao seu favor ter feito uma boa gestão na saúde e educação, ainda realizando alguns metros de asfaltamento, pagar em dias, o que lhe deixa com credibilidade junto ao povão.

O sonho de Wilsinho Brito sempre foi disputar a Prefeitura de Teixeira de Freitas, onde começou sua carreira política sendo vereador por dois mandatos, foi eleito deputado estadual, depois foi prefeito do Prado por dois mandatos, sendo agora secretário estadual de Integração Regional. Wilsinho só não teria coragem de ser candidato contra seu tio Timóteo Brito e espera sua bênção para entrar na disputa, até porque a única vez que Wilsinho venceu uma campanha para deputado foi com apoio de Timóteo, quando foi sozinho deu com os burros n’água.

Na classe empresarial, existem alguns nomes que sempre são cogitados, como é o caso de Flávio Guimarães, que é ex-presidente do Sincomércio e teve sua gestão marcada por uma boa atuação, onde expandiu a atuação do sindicato e fez com que fosse conhecido em toda Bahia. Também Sérgio Guimarães, empresário no comércio, atuando na construção civil e, recentemente, comprou a Difusora AM, entrando para a comunicação. Sérgio, inclusive, já foi presidente de todas as entidades empresariais da cidade – ACE, Sincomérico e CDL, onde, atualmente, é presidente.

Resta saber se a classe empresarial vai se unir e entrar na disputa, e, assim, apareceriam ainda mais dois nomes: o ex-presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Checon, o “Caio”, e o empresário Carlos Faé, que sempre tem o nome lembrado em época de eleição, apenas nunca encarou uma disputa.

Há outros nomes que deverão também estar na disputa, como Tarcísio Gama, dr. Rodrigo, ambos que já disputaram a última eleição, além do atual vice-prefeito Gilberto do Sindicato, que caso não confirme a dobradinha com o prefeito João Bosco, deverá ser candidato.

Na coluna “Foco no Poder” da semana que passou, Dilvan Coelho divulgou a nota com o seguinte título “Teixeira procura uma opção para prefeito”. Isso causou certa apreensão no meio político, já que muita gente sonha em ser prefeito da maior cidade do extremo sul.

Pouco depois do primeiro turno das eleições, o “Repórter Coragem” lançou uma série de enquetes com possíveis nomes para a Prefeitura de Teixeira de Freitas. A primeira enquete, disputada por João Bosco, Vagner Mendonça, Timóteo Brito, Marta Helena, Lucas Bocão e Uldurico Júnior, foi acirrada, sobretudo entre Vagner Mendonça, Timóteo Brito e Lucas Bocão, sendo vencida por Vagner Mendonça por uma pequena margem de vantagem, o que significa que caso os candidatos sejam estes, poderemos ter uma disputa imprevisível.

No dia 31 de outubro iniciamos a segunda rodada de enquetes, como há um espaço muito grande esperando por um nome novo, resolvemos lançar o do radialista e jornalista Fernando Moulin, como um dos prováveis candidatos, e, para nossa surpresa, ele vem liderando de forma disparada, com quase o triplo de votos da segunda colocada, que é Marta Helena, que, por sua vez, vem ‘pau-a-pau’ com Wilsinho Brito pelo segundo lugar.

O desempenho de Fernando tem me surpreendido e aí fica a pergunta: seria Fernando Moulin um nome para disputar a eleição para prefeito em 2016?

E se Fernando Moulin realmente cair na graça do povo?

Moulin nunca disputou qualquer cargo político, nem teve seu nome cogitado para tal, talvez, por isso, ele consegue despertar nos teixeirenses a esperança de dias melhores para Teixeira de Freitas, que vive a segunda desilusão seguida, quando primeiro acreditou no Padre Apparecido Staut, que prometeu o mundo inteiro depois entregou um saco vazio, não cumprindo um terço do que prometeu.

A segunda é com João Bosco, que além de não cumprir nada do que prometeu, ainda vem se envolvendo em um escândalo seguido de outro, contratando empresas de fora da cidade, levando o nosso dinheiro para outras regiões, fazendo licitações milionárias, escandalizando a cidade e quem acreditou nele.

Além de promover a falência do comércio local, ao contratar empresas de fora, o dinheiro deixa de circular na cidade e nosso comércio vai à falência. João Bosco tem também aumentado de forma exagerada o valor dos tributos municipais, o que tem levado empresas a fecharem as portas.

Diante de tudo isso e do grande sonho do povo, eu não duvido que caso Fernando Moulin resolva sair candidato e encontre quem apoie seu projeto, poderá ser uma surpresa na eleição municipal de Teixeira de Freitas em 2016.

Mais como diria o ditado, muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte, quem viver verá, está na hora de quem pretende disputar a prefeitura começar articular.

Só pra se ter uma ideia, em pouco mais de uma semana de votação, a enquete com o nome de Fernando Moulin está quase batendo o número de votantes da enquete anterior, que ficou 20 dias na rede. Os nomes apresentados são Fernando Moulin, Tarcísio Gama, Gilberto do Sindicato, João Bosco e Wilsinho Brito.

Boa semana a todos.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário