Caravelas

Carnajú: conforto e segurança no carnaval de Juerana e Caravelas


O carnaval de Caravelas é tradicionalmente conhecido como um dos mais animados e participativos do interior


31/01/2018 - às 14:01h
Por Bell Kojima

Aconteceu na tarde da última segunda-feira (29), em um encontro bastante participativo e recheado de ideias e sugestões nas instalações da Escola Omar Cajá, uma reunião com a presença dos membros ligados à Comissão de Festa, representando o prefeito Silvio Ramalho a assessora jurídica Dra. Thábata Siquara, os vereadores Claudino e Klebinho, o comandante da PM de Caravelas 1º Ten Divaldino Pereira Filho, representantes dos blocos carnavalescos da localidade, coordenador do SAMU, membros do Comissariado de Menores e Conselho Tutelar de Caravelas, tendo o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Caravelas, na pessoa do presidente Anerivan Reinalda, como proponente e mediador desta reunião de trabalho.

   Vale lembrar, o carnaval de Caravelas é tradicionalmente conhecido como um dos mais animados e participativos do interior, momento em que moradores e visitantes se confraternizam em torno de uma grande alegria.

No decorrer da reunião ficou acordado que o trio elétrico percorrerá as ruas do distrito no sábado (03), das 22h à meia noite, e no domingo à tarde, tendo Los Bambas como maior atração. Nos demais horários o trio ficará concentrado na praça da extinta Estação Ferroviária, no Centro. O Sr. Anerivan comunicou que viaja esta semana à capital baiana com o propósito de, em audiência com o secretário de Segurança da Bahia, solicitar reforço para o policiamento do Carnaval 2018 de Juerana e Caravelas.

No desenrolar dos temas, e como estratégia para a Policia Militar, SAMU, Comissariado de Menores, Conselho Tutelar melhor atender a comunidade e visitantes, ficou decidido a concentração dos serviços de atendimento na praça da Estação, deixando reservado um trajeto livre para ambulâncias em direção ao PSF local, para a eventual realização de suturas, atendimento a casos de coma alcoólico, e também, para as viaturas da PM e PC, a destinação de uma saída de emergência para Caravelas, sugestões apresentadas pelo Sr. Onaldo dos Anjos, coordenador do SAMU, acatada pelos membros da Comissão de Festa de Juerana.

 

Medidas preventivas

 

A proibição e fiscalização do uso de bebidas em garrafas de vidro será feita com rigor, a presença de menores em bares também terá uma atenção especial, o uso dos chamados “paredões” de som no circuito não será permitido, o sistema de comunicação da comunidade com o SAMU 192 estará melhor com o funcionamento do sistema de internet em Juerana.

   Aos responsáveis pelos blocos carnavalescos foi proposto e acatada a implantação de um sistema de segurança particular, onde o próprio integrante seja guardião dos demais componentes, com o intuito de se evitar ou até prevenir o início de brigas.

Com sinal afirmativo da assessora jurídica municipal Dra. Thábata Siquara, ficou acordada a realização de uma reunião de trabalho com seis meses de antecedência, envolvendo todos os representantes de instituições de Juerana e Caravelas diretamente ligados à realização da festa de 2019, incluindo a Comissão de Festa, Poder Público, vereadores, Polícia Militar, conselhos e representantes de blocos, visando o Carnaval 2019. Também ficou sob a responsabilidade dos participantes e elaboração de um relatório contendo pontos positivos e negativos da festa deste ano, e que será objeto da pauta da reunião para o Carnaval 2019.


Por CONCSEPC

Edição Bell Kojima


 

Compartilhe:

Deixe seu comentário



APOIO:

Agência Publicitária RC Comunicação

073 99985-0223 / 98839-3445
Fale com a gente
Receba notícias por email