Destaque

Alunos do CETEPES estão há 7 dias dormindo no colégio; eles pedem professores

02/05/2017 - 14h45

Completou nesta terça-feira (02), 7 dias que os alunos do curso técnico de Enfermagem do CETEPES (Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul) estão dormindo dentro das instalações do colégio. Eles ocuparam o CETEPES como forma de protesto e pedem que sejam contratados os professores que faltam no curso.

   “Nós ainda não temos preceptores para estarem no campo de estágio conosco, inclusive já terminamos as aulas teóricas, precisamos terminar as aulas práticas, os lugares para estagiarmos têm. Já vai fazer 5 anos que iniciei o curso, sendo que teria que ter terminando com 4. Só fazem promessas, já recorremos a todos os meios, e todos os lugares que procuramos, só dizem uma coisa, que os professores  irão chegar”, disse Joana Darc dos Santos, uma das alunas na ocupação.

Esse impasse entre alunos e Secretaria Estadual de Educação acontece há alguns anos. Ano passado, os alunos também protestaram a falta de professores, havia o medo de não concluir o curso.

Até o momento, nenhum dos educandos fizeram o estágio, que é obrigatório para a obtenção do certificado. Os pais dos menores apoiam a causa, pois compreendem o esforço e gasto que os filhos tiveram nos quase 5 anos de curso.

   Nossos pais estão apoiando, disse que estamos certos, que se fosse por eles nós não sairemos daqui até resolver a situação”, informou uma das alunas.

Petrônio Bonfim, diretor do CETEPES de Teixeira de Freitas, disse que nada disso é necessário.

   “Não existe essa possibilidade de ficarem sem professores até o final do ano. Os alunos têm conhecimento que o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, está fazendo o concurso REDA. Sabemos do atraso, tinham marcado para 09 de abril, mas, devido problemas com a empresa responsável, não foi realizada. Foi remarcada para o dia 07 de maio, onde dentro do quadro de professores contratados estarão os de preceptores, e teremos um número satisfatório para atender a demanda. Não sei o porquê do manifesto”.

Fomos informados pelos alunos que houve um diálogo entre eles e o NTE 07 (Núcleo Territorial de Educação – antiga Direc 09), mas nada ficou resolvido. Eles estão planejando uma assembleia para negociar, mas ainda não sabem o dia.


Petrina Nunes/Vida Diária



Deixe seu comentário