Destaque

Professores e MST ocupam a DIREC 09: “é imoral trabalhar e não receber”

03/08/2015 - 19h48
Ocupacao Direc2

Na manhã de segunda-feira, dia 03 de agosto, profissionais da educação das cidades de Itamaraju, Prado, Alcobaça e Mucuri, e também de assentamos Sem Terra, ocuparam a DIREC 09 de Teixeira de Freitas, reivindicando melhorias na educação e pagamentos de salários atrasados.

De acordo com uma das lideranças, a senhora Eliane Oliveira Caire, que é coordenadora do setor de Educação da Regional do extremo sul, estavam presentes na ocupação educadores, pais e alunos. “Estamos ocupando a DIREC, após duas reunião que não solucionaram o problema da educação que estamos vivenciando”, disse Eliane.

Está em pauta o fato de terem 14 educadores que não recebem há cinco meses em quatro escolas de Itamaraju, Prado, Alcobaça e Mucuri; tem uma escola no assentamento Rosa do Prado que iniciaram as construções há quase um ano e ainda não concluíram os trabalhos, sendo que, desde o início do ano a construção está abandonada, enquanto isso os alunos não estão com lugares adequados para estudarem.

Além disso, ainda há escolas que estão paralisadas, porque os donos de transportes escolares não estão recebendo, os motoristas também não recebem, e dessa forma não levam os alunos. “Chegamos à conclusão que não vale a pena somente dialogar com a DIREC”, disse a coordenadora.

Ocupacao Direc

Ela falou também que há um grupo de professores da região em Salvador, fazendo reivindicações concomitantemente aos que estão aqui. Os dois grupos estão ocupando os prédios.

“Viemos preparados para ficar o tempo que for necessário na DIREC, trouxemos cozinha, trouxemos colchões, e só saímos daqui quando esse coletivo for discutido com esses representantes em Salvador na SEC”, disse Eliane.

“Para a Secretaria parece que é normal, mas para nós, pais de família, isso chega a ser imoral, trabalhar sem receber”, desabafa a coordenadora, que completa “quem está aqui dentro, não sai mais”.

A professora Maria Rúbia Formosa, representando a DIREC 09, disse a reportagem que há uma comissão em Teixeira de Freitas reunida e outra comissão na Secretaria da Fazenda em Salvador, “e nós entramos em contato com a Secretaria de Educação do Estado em Salvador, que já estão aguardando o contato dessa comissão”.

Sobre a falta de pagamento dos salários, a DIREC informou que foram liberados os pagamentos ainda durante essa manhã. Até o fechamento dessa matéria o protesto continuava de forma pacífica dentro e em frente da DIREC.

Fonte Sulbahianews


Deixe seu comentário