Destaque

Secretaria de Educação implanta serviço de atendimento social nas escolas

15/06/2017 - 17h18

Sendo mais um dos demais serviços da Secretaria de Educação e Cultura de nosso Município, o Serviço Social aqui tem sua atenção voltada aos direitos educacionais, que universaliza o acesso e permanência na escola. Recentemente implantado em 2017, o serviço ganha forma e força, tornando-se ponto chave na comunicação entre escola, família e demais órgãos de apoio assistenciais, viabilizando a igualdade de condições ao ingresso, permanência e conclusão dos estudos na rede municipal de ensino.

Desenvolvido por meio do projeto: SERVIÇO SOCIAL NA ESCOLA, seu foco esta voltado à identificação e acompanhamento de casos como bullying, cutting (automutilação), conflitos e desestrutura familiar, alunos faltosos e indisciplinados, dentre outros. O projeto inicialmente já atendeu a 29 escolas de 1º ao 9º ano da rede municipal, aproximadamente 438 alunos e suas famílias já passaram pelo projeto. Cada escola recebe a visita de um assistente social que identificam e encaminham cada caso aos serviços de atendimento necessários aos alunos.

Segundo Fernanda Schaper um dos responsáveis pelo Serviço Social da Secretaria de Educação e Cultura de nosso Município:

 “A educação esta invertida, onde o certo vira errado, e o errado vira certo. A inversão de valores é total em todas as áreas, inclusive familiar, que prejudica diretamente o processo de aprendizagem por isso ele foi ampliado.“

De acordo com ela, no contexto escolar o “êxito do aluno deve ser entendido como algo além da aquisição do conhecimento científico e tecnológico. Neste sentido se faz necessário à inserção de projetos como o Serviço Social na Escola, por meio da assistente social”, trabalho que não deve se confundido ao dos educadores, pois sua inserção tem se dado no sentido de fortalecer as redes de apoio dedicadas a assistência social. “Trabalho que só pode ser realizado em parceria dos todos os educadores, ressaltando que o intuito maior é que o aluno tenha suas dificuldades superadas, criando assim um ambiente escolar agradável a todos”, concluiu.

Essa mudança de paradigma implica em dar maior atenção às necessidades demandadas por esse aluno e ainda, exige um maior conhecimento desses aspectos por parte dos professores. Objetivo que se almeja alcançar por meio do Setor de Serviço Social desta secretaria.


Deixe seu comentário