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Teixeira ganhará nova Escola de Educação em Tempo Integral em 2017

30/12/2016 - 14h01
moises-bispo

A Secretaria da Educação do Estado irá ampliar a oferta da Educação em Tempo Integral na rede estadual em 2017. Ao todo, 96 escolas da Educação Básica irão ofertar a modalidade, sendo quatro na capital e as demais no interior.

Este número representa 33 unidades de ensino a mais em relação a 2016 com Educação em Tempo Integral, com um incremento de 9 mil novas vagas para a modalidade. Com isso, a Secretaria amplia os tempos e espaços de formação escolar promovendo a formação humana integral do estudante.

   “A Educação em Tempo Integral apresenta uma série de benefícios para os estudantes, que ficam mais tempo na escola, com acesso a conteúdos e atividades complementares que ajudam na sua formação humana e cidadã”, afirma o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, ao acrescentar que esta é mais uma iniciativa da Secretaria para dinamizar o ambiente escolar.

   “Nossa preocupação é fazer com que o estudante aproveite todo o tempo na escola com atividades que sejam do seu interesse, seja nas áreas da Inovação, Tecnologia, da Arte ou do Esporte e que, portanto, sejam mais atrativas e estimulantes para sua aprendizagem”, destaca.

Além de Salvador, as novas ofertas são para as cidades de:

  • Itabuna;
  • Ilhéus;
  • Bom Jesus da Lapa;
  • Paratinga;
  • Barra da Estiva;
  • Conceição do Coité;
  • Serrinha;
  • Teixeira de Freitas;
  • Eunápolis;
  • Sobradinho;
  • Sento Sé;
  • Barreiras;
  • Candiba;
  • Riachão do Jacuípe;
  • Baixa Grande;
  • Itaberaba;
  • Piritiba;
  • Cipó;
  • Conde;
  • Rio Real;
  • Vitória da Conquista;
  • Poções;
  • Santo Amaro;
  • Paulo Afonso;
  • Candeias;
  • Pojuca.

Confira a relação das escolas que irão ofertas Educação em Tempo Integral no Portal da Educação: (educacao.ba.gov.br). Nestas unidades, as matrículas acontecerão de 24 a 31 de janeiro.

Com a Educação em Tempo Integral, os estudantes ganham mais tempo e espaço para estudar, aprender e desenvolver ações pedagógicas em contextos diversos que aliam esporte, arte, trabalho, ciência e cultura.

   Nas atividades complementares, os estudantes contam, também, com aulas de iniciação científica e pesquisa, cidadania e participação estudantil, de relações étnico-raciais, culturais e de identidade, educação ambiental, comunicação digital e uso de mídias, adquirindo novas rotinas comportamentais.

A coordenadora da Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado, Rowenna Brito, destaca que a Educação Integral procura efetivar a integralização dos diversos programas indutores da Educação Integral e a sinergia de suas ações com vistas à melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual.

   “Esta proposta procura garantir o direito à educação e ao aprender das crianças, dos adolescentes e dos jovens baianos, ressignificando a importância social e institucional da escola na formação plena dos cidadãos. Seu principal objetivo é o de contribuir para a formação do sujeito na sua integralidade e para sua emancipação humana e social”.

Segundo Rowenna Brito, recursos da ordem de R$ 7 milhões, do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral foram liberados para o ano letivo de 2017 e serão transferidos por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

   “Os recursos repassados pelo MEC são importantes para que possamos reestruturar a Educação Integral, tanto no que se refere ao espaço físico, incluindo a aquisição de equipamentos, como à formação de pessoal”, pontua a gestora.

Referência

A experiência da Educação Integral da rede estadual da Bahia tem ultrapassado as fronteiras da Bahia. O Colégio Estadual Antonio Sérgio Carneiro – Tempo Integral, em Salvador, por exemplo, está entre as 178 instituições educacionais brasileiras reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) como exemplos de inovação e criatividade na Educação Básica.

A unidade educacional foi selecionada entre 683 organizações governamentais, escolas públicas e particulares de todo o país com iniciativas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento da qualidade da educação no Brasil.

Dentre as diversas atividades que o Colégio Estadual Antonio Sérgio Carneiro desenvolve, se destacam os projetos sobre valorização da identidade negra e quilombola e as ações sustentáveis voltadas para a Educação Ambiental.

Complexos Integrados

Ao investir na Educação em Tempo Integral, a Secretaria da Educação do Estado também implantou três CIE (Complexos Integrados de Educação) nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Itamaraju. Os complexos beneficiam diretamente três mil estudantes do Ensino Médio e abrigam, no turno diurno, ações de Educação Integral e, no turno noturno, ofertada a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o Ensino Médio Regular voltado a jovens e trabalhadores.

A gestão dos Complexos é compartilhada. A Universidade Federal do Sul da Bahia é responsável pela gestão pedagógica dos três complexos e pela assessoria da gestão administrativa, que é de competência da Secretaria da Educação.

Os Complexos Integrados de Educação também têm espaço para o Ensino Superior, com o funcionamento dos Cunis (Colégios Universitários) da UFSB, com a oferta dos cursos de licenciaturas interdisciplinares.


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Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



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