Destaque

Congresso da Copa do Descobrimento realizado em Eunápolis teve resultado positivo

25/01/2015 - 17h13
Copa do descobrimento5

A reportagem do JTE esteve na manhã de sábado, 24, em Eunápolis, acompanhando a realização do Congresso Técnico Preparatório da Copa do Descobrimento. O evento, que estava marcado para as 9h30, por motivo do atraso de alguns congressistas começou quase 11 horas, com a presença de representantes de todas as seleções inscritas.

O Congresso contou com a presença de várias lideranças esportivas da região, entre elas, presidentes e diretores de Ligas regionais, árbitros, empresários, imprensa regional e até jogadores, além da presença ilustre do ex-jogador do Santos F. C. e da Seleção Brasileira Paulo Almeida, atual presidente da Liga de Futebol da cidade de Itarantin.Copa do descobrimento1

O também ex-jogador Junior Nagata, que foi descoberto no Intermunicipal e depois se consagrou jogando pelo Vitória, Palmeiras e Seleção Brasileira, que também havia confirmado presença, não pôde comparecer, mas, enviou um vídeo desejando sucesso ao evento.

A coordenação da 3ª edição da competição, através do idealizador e coordenador Luciano Santos, abriu os trabalhos cumprimentando todos os presentes e agradecendo-os pela vinda, falou da parceria com a FBF, mais uma vez na Copa, e das dificuldades que teve para definir os 11 participantes, apresentou e agradeceu aos patrocinadores, inclusive a “Fase Sport”, que patrocinou as bolas que serão usadas no evento.Copa do descobrimento4

Um dos mais destacados patrocinadores da Copa, o diretor administrativo dos produtos SCHIN, que estava presente, fez um breve discurso, falou da importância de se apoiar uma competição da magnitude da Copa do Descobrimento e da importância da mesma para a divulgação dos seus produtos.

Quem também discursou foi o ex-jogador Paulo Almeida. Ele teceu elogios a Luciano Santos, coordenador da competição, e falou da importância da mesma para o futebol regional. Afirmou que, atendendo pedidos, vai atuar na Copa pela seleção de Itapetinga, já que o regulamento da mesma lhe faculta essa possibilidade. Também deixou claro que ainda pretende atuar por mais alguns anos, pois tem sido contatado frequentemente e poderá, quem sabe, ainda jogar no profissional, pois ele tem apenas 35 anos.

Luciano Santos, coordenador da Copa, falou das seleções participantes este ano e agradeceu a todos os dirigentes integrantes desta 3ª edição do evento, discorreu sobre a desistência de algumas convidadas, citando principalmente a seleção do Prado, que estava confirmada e desistiu na última hora, sendo que ele foi o último a saber. Ele desejou sorte a todos na competição e confirmou a abertura da Copa para este domingo, 25, em Teixeira de Freitas, com a partida seleção local versus Vereda, às 16h30, encerrou sua fala informado sobre a premiação e dos demais detalhes que envolvem o evento.

O responsável pelo cerimonial, jornalista Geovan, “Ligeirinho do Esporte”, como é conhecido, assumiu o comando dos trabalhos. Ele cumprimentou a todos, fez também uma rápida explanação do evento deste ano, em seguida mostrou num telão um breve histórico da competição, apresentando um pouco da cada uma das cidades que receberão os jogos.

As imagens do telão mostravam com detalhes um pouco da Copa do ano passado, enalteciam as pessoas participantes e falavam da importância do torcedor, dos patrocinadores, do apoio das prefeituras e, sobretudo, da imprensa que acompanhou as edições anteriores.

Foi feita também a explicação detalhada da fórmula de disputa da competição pelo organizador, que também reafirmou o apoio da FBF à competição, que irá oferecer, inclusive, material esportivo para as seleções. Em seguida, Luciano Santos, pessoalmente, entregou o regulamento com a tabela da competição anexada a todos os representantes das equipes e à imprensa.

O radialista Joilson Caldeira, diretor de árbitros da Liga de Eunápolis, e Jeferson Abel, árbitro responsável pelo quadro de arbitragem que irá trabalhar nesta edição da Copa, assumiram os trabalhos e fizeram uma explanação sobre a questão da arbitragem e das exigências da organização, quanto à segurança (Policiamento), marcação de campo, gandulas, maca e placas de substituição, frisando que tudo isso é de obrigação do time mandante.Copa do descobrimento3

Os dois responsáveis pela arbitragem foram questionados pelo diretor de esporte da cidade de Itapebi, que fez críticas fortes sobre a atuação da arbitragem no ano passado, e pediu mais cuidados dos árbitros com a competição deste ano, para evitar problemas como na Copa anterior, que, segundo ele, prejudicaram a seleção de Itapebi no decorrer da competição de 2014.

Jeferson Abel explicou em detalhes a todos as questões relacionadas à arbitragem, frisando que houve sim punição aos árbitros questionados no ano passado, e a punição maior foi o afastamento dos mesmos do restante da Copa. Eles não trabalharam mais após os problemas alegados pelas equipes que se sentiram prejudicadas. Jeferson garantiu que este ano o rigor será maio na questão da escalação dos árbitros, e afirmou que o quadro de árbitros está mais consciente de suas responsabilidades com a Copa deste ano.

O que mais chamou a atenção no Congresso foi a fala do jogador Guel, representante de Itabela. Ele afirmou que a sua cidade está em estado de calamidade pública em todos os aspectos, contando que Itabela está num completo abandono, um descaso das autoridades. “A droga corre solta, a violência é enorme, crimes todo dia e providências não são tomadas para uma solução, falta segurança e respeito aos munícipes”, disse.

Guel ainda falou que será difícil cumprir todas as exigências da organização da Copa com precisão. “A falta de apoio ao esporte é total. O estádio está sendo negado para a seleção, e se a coordenação da competição não me ajudar será muito difícil Itabela cumprir as exigências que a competição necessita, peço apoio a todos que aqui estão para que a seleção de Itabela participe do evento, o povo de Itabela precisa que a seleção participe da competição, mas não temos apoio, e eu necessito da ajuda de todos”.Copa do descobrimento2

Outros convidados congressistas também usaram o microfone e falaram sobre o evento, entre eles, Jorge Tavares, Vidal e o radialista Amadeu Ferreira, que, na sua fala, parabenizou Luciano Santos por estar oferecendo mais uma vez grande oportunidade a imprensa da região, dando a possibilidade de cobrir um evento de qualidade. “Estamos carentes de bons eventos, estamos longe da capital, é dificultoso acompanharmos competições de maior destaque por lá, e essa Copa é mais uma oportunidade para todos da imprensa regional realizarem o seu trabalho”, disse.

O Congresso finalizou por volta de 13 horas e em seguida foi oferecido aos congressistas um pequeno coquetel, regado a refrigerantes, cerveja e salgados.

Por – Amadeu Ferreira

Jornal Tribuna do Esporte


Deixe seu comentário