Entretenimento

Agnaldo da Saúde e Márcio Marinho entregam ao povo teixeirense a “Rádio Câmara FM”

4/06/2017 - às 18:06h
Por Bell Kojima

Numa concorrida cerimônia na noite deste sábado (03), no plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, foi inaugurada e autorizada o início da programação da 1ª Rádio Câmara FM do Norte/Nordeste do Brasil. O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) e o secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, deputado federal Márcio Carlos Marinho (PRB) acionaram o “play” que ativou a programação definitiva da emissora, inclusive com a exibição de um vídeo institucional para os presentes.

Entre os presentes estavam os vereadores da casa, vereadores das cidades vizinhas, secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal de Mucuri, vereador José Mendes Fontoura, o “Zé do Boi” (PMDB), o presidente da Câmara Municipal de Ibirapuã, vereador Gilmar Alves de Oliveira (PP) e o juiz eleitoral da comarca Humberto Marçal. Além da presença do gestor nacional da Rede Legislativa de Rádio e Televisão, Alexandre Carrijo Franco. O prefeito Timóteo Brito (PSD) foi representado pelo secretário municipal de Agricultura, Dorivaldo de Almeida Neves, o “Dori”.

A Rádio Câmara é um serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM), aberto pelo canal 215 e opera inicialmente pela classe B1 (3 Mil Watts de Potência no seu Transmissor) e têm a sintonia na frequência 90,9 MHZ. A emissora é um veículo estatal e é mantida e dirigida pela Câmara Municipal de Teixeira de Freitas e a sua gestão é do presidente do Poder Legislativo Municipal.

Foi nestes primeiros 5 meses do primeiro semestre da gestão 2017/2018 da Câmara Municipal, sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, que a Rádio Câmara FM ganhou toda sua estrutura técnica e funcional.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, disse que a chegada da Rádio Câmara FM significa a democratização dos veículos e da democracia na comunicação social e, informou que a Rádio Câmara já é um patrimônio do povo de Teixeira de Freitas.

   “Nós recebemos o desafio e de pronto, aceitamos em consolidá-lo porque Teixeira de Freitas tem em seu DNA, o rádio. Isso expressa mais uma contribuição em favor da transparência do serviço público e da cidadania”, disse o presidente Agnaldo.

O secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, deputado federal Márcio Marinho festejou a conquista e destacou que a emissora é a voz do cidadão e se estabelecerá a serviço da sociedade e para divulgar os atos do Poder Legislativo. Lembrou que a emissora é um veículo estatal e não possui objetivos financeiros e, por esta razão, tem uma grade de programação toda diferenciada das emissoras comerciais, justamente porque a Rádio Câmara tem a missão de preservar a educação, a cultura, o meio ambiente, a língua portuguesa e assegurar as garantias constitucionais do cidadão por meio do seu jornalismo.

O juiz Humberto Maçal disse que a chegada da emissora é uma grande conquista para a democracia regional e fortalece a comunicação social da cidade de Teixeira de Freitas em meio a tudo que o país está vivendo. Para ele, a Rádio Câmara será uma referência para as demais Câmaras Municipais interessadas em operar no sinal aberto, gratuito e digital, em parceria com a Câmara dos Deputados e alertou que espera da Rádio Câmara o papel exemplar de informar, debater, zelar pelos direitos e garantias e, sobretudo, pôr fim aos exageros.

O diretor de comunicação social da Câmara Municipal, jornalista e radialista Athylla Borborema, enalteceu a visão administrativa, o esforço empreendedor e a força de vontade do presidente Agnaldo da Saúde em promover resultados, ressaltando que ter alcançado a licença da emissora representa uma maior independência do Poder Legislativo. Borborema lembrou que o presidente Agnaldo conquistou as duas partes mais difíceis de se preencher no processo da Rádio Câmara, que foram a outorga e a licença de funcionamento, cumprindo em apenas 5 meses, 33 etapas exigidas e determinantes para a consolidação do projeto.

O diretor da Rádio Câmara FM, jornalista e radialista Ezequias Alves da Costa, pontuou que a chegada da Rádio Câmara FM irá contribuir com maiores e melhores informações para as pessoas conhecerem mais profundamente os seus representantes e se abastecerem de uma comunicação aberta, educativa, alegre e de um jornalismo preciso e de bom senso. E destacou que a emissora nasceu, sobretudo, para produzir maiores e melhores informações para as pessoas conhecerem mais profundamente os seus representantes e se abastecerem de uma comunicação aberta, educativa, alegre e de um jornalismo de boa qualidade.

 

 

Conheça os nomes da programação

 

No time de repórteres, a Rádio Câmara FM, terá na sua programação local nomes como o do jornalista Cícero Dantas, o radialista Sammy Chagas, Milka Morais e Andressa Lima. A direção de produção dos principais quatro programas da emissora está sob a responsabilidade de Roberta Dias.

O jornalismo da emissora terá duas equipes. O primeiro programa, o “Notícias da Manhã” que será levado ao ar das 07h as 08h da manhã, será comandado pelo jornalista e radialista Ramiro Guedes, um mineiro de Teófilo Otoni e considerado um dos grandes mestres do jornalismo regional com militância em Teixeira de Freitas desde 1992. Formado em Letras, é profissional de notório saber literário e é membro titular da Cadeira nº 07 da Academia Teixeirense de Letras.

O segundo programa jornalístico, o “Jornal do Descobrimento” que será levado ao ar do meio-dia as 13h30, será comandado pelo jornalista e radialista Ronildo Brito, um dos mais experientes profissionais do radiojornalismo da Bahia e já passou por importantes emissoras de rádio do Estado. O editorialista Ronildo Brito é também formado em Gestão Ambiental e vai comandar o JD liderando uma equipe de 7 repórteres na intenção de dinamizar a informação e produzir um conteúdo novo para o mercado local.

A emissora ainda estreará dois programas de debate jornalístico com informações diversificadas. Um deles é o programa “Voz do Cidadão” que será levado ao ar das 10h às 12h e será conduzido pelo radialista e jornalista Ezequias Alves, um experiente profissional que atua no rádio desde os 8 anos de idade. Embora seja natural de Guaratinga, ele fez carreira em Belo Horizonte e atualmente é um dos espelhos no radiojornalismo regional na área do esporte. É também bacharel em Direito e se tornou um dos consultores mais experientes em projetos de concessão de rádio no país.

O outro programa do gênero é o “Câmara em Debate” que será levado ao ar das 08h às 10h da manhã e será comandado pelo jornalista e radialista Athylla Borborema, um tradicional profissional do rádio baiano que é atualmente o mais premiado jornalista criminal do Estado. Ele também é formado em publicidade propaganda, especializado em assessoria de imprensa administrativa, mestre e doutorando em jornalismo científico. Autor de 21 livros e coautor em outras três obras, inclusive autor de volumes doutrinários no jornalismo e coleciona mais de 100 prêmios literários que lhe foram outorgados no Brasil e no exterior e, é imortal como titular em pelo menos 9 Academias de Letras.


Ascom Câmara 

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem


Saiba mais:

Presidente Agnaldo se reúne em Brasília com Márcio Marinho e definem inauguração da Rádio Câmara FM para dia 3 de junho

Rádio Câmara 90,9 FM divulga início da sua programação para a próxima segunda-feira (5)


 

Compartilhe:

Deixe seu comentário



APOIO:

Agência Publicitária RC Comunicação

073 99985-0223 / 98839-3445
Fale com a gente
Receba notícias por email