Destaque

Bahia deve ganhar mais de 4 mil postos de trabalho temporário no Natal

22/11/2017 - 13h45

Empresas e trabalhadores devem ficar atentos às leis que regem o trabalho temporário

O emprego temporário gera oportunidade de emprego formal em diversas áreas e o final do ano é um dos períodos com maior número de contratações.  Para o Natal a previsão na Bahia é de abertura de mais de 4 mil postos provisórios, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). Já no Brasil, esse número sobe para mais de 100 mil, um crescimento de 8% em relação a 2007.

As oportunidades temporárias são principalmente em shoppings, supermercados e lojas de departamento e de rua, além de bares, restaurantes, agências de turismo e hotéis, dentre outros.

Mas tanto para quem contrata como para quem é contratado é importante ficar atento às leis que regem esse tipo de serviço. O emprego temporário é regulamentado no Brasil desde o ano de 1974 através da Lei 6.019 e portaria 789 de 2014, ela estabelece regras e permite a contratação de pessoas por um prazo determinado, dando as empresas maior flexibilidade e menores custos, e dando aos indivíduos mais oportunidades de emprego renda e acúmulo de experiência.

De acordo com a Lei 6.019/74, é permitido as empresas contratarem empregados temporários, desde que ocorra a contratação de outra empresa especializada em intermediação de empregos temporários, a exemplo da EML Recursos Humanos que trabalha intermediando contratos temporários a mais de sete anos.

É importante ressaltar que toda contratação de empregados temporários deve ser feita com registro formal em carteira de trabalho e contrato de trabalho, sendo incluídos os mesmos benefícios e salários de um empregado efetivo da empresa contratante.


Deixe seu comentário