Destaque

Comissão de Saúde estende faixa etária para vacinação contra HPV nos municípios

23/08/2017 - 09h41

Na última quinta-feira, 17 de agosto, aconteceu uma reunião no Ministério da Saúde, da Comissão Intergestores Tripartite – CIT, no qual é formada pelos representantes dos Municípios, Estado e Governo Federal, os quais decidiram que os municípios que ainda tenham vacina de HPV em estoque, com validade apenas até o mês de setembro do ano corrente, poderão estender a disponibilidade da vacina para “Homens e Mulheres” com idade de 15 a 26 anos. A orientação do Ministério da Saúde para com os gestores municipais, que são os responsáveis pelo gerenciamento e aplicação da referida vacina, é que, com o fim destes lotes dentro deste prazo de validade, retorne com o a prioridade para público-alvo, regulamentado por Portaria Ministerial, para as crianças e adolescentes de “9 a 15 anos”.

A disponibilidade da referida vacina é para as meninas dentro da faixa etária de 9 a 15 anos, e os meninos entre 11 a 14 anos. A discussão sobre abertura desta classificação para extensão de idade tem objetivo de evitar desperdício da vacina em municípios que possivelmente tenha estoque, e que não há previsão de liquidá-lo dentro de um período curto, dentro do prazo de validade. A recomendação é que os municípios utilizem as vacinas com prazos de validade a expirar até que durem esses estoques, evitando as perdas e dando a oportunidade para que essas outras faixas etárias possam usufruir dos benefícios proporcionados pela vacina.

As pessoas que tomarem a primeira dose dentro deste critério de excepcionalidade, na faixa etária de 15 a 26 anos, terão a garantia das outras duas doses preconizadas pelo calendário vacinal do SUS. Em Teixeira de Freitas, o departamento de Vigilância Epidemiológica confirmou que já está sendo vacinando as pessoas dentro da faixa etária aberta pelo Ministério da Saúde para “Homens e Mulheres” de 15 a 26 anos. As pessoas deverão procurar a Unidade de Saúde Básica (postinho de saúde) mais próximo com cartão de vacina, para poder obter o direito da vacina de HPV, excepcional para os lotes que estão dentro do prazo de validade para os próximos meses. Lembrando que é somente enquanto existir estoque dos referidos lotes.

Eficácia da vacina: A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Fonte: LiberdadeNews/Cloves Neto


Deixe seu comentário