Destaque

Fibria comemora 25 anos do Programa Poupança Florestal com lançamento de website

26/11/2015 - 12h46
Programa Poupanca Florestal (2)

Na quarta-feira, 25 de novembro, a Fibria comemorou os 25 anos do Programa Poupança Florestal, o evento teve a participação dos produtores parceiros e, na ocasião, houve o lançamento do portal do Programa, o www.poupancaflorestal.com.br, do qual irá contribuir ainda mais na relação entre as empresas e orientações sobre o funcionamento do Poupança Florestal.

Estiveram presentes a equipe dirigente da Fibria e diversas autoridades políticas da região. De acordo com Carlos Alberto Nassur, gerente geral florestal da Fibria, esse programa é importante tanto para a Fibria quando para o produtor e para a região onde é implantado, pois auxilia no crescimento da mesma.

Ele também coloca que o programa incentiva a diversificação da renda do produtor. Há 50% de participação das áreas plantadas no estado da Bahia e 50% no Espírito Santo, sendo que, isso representa em torno de 30% do abastecimento da unidade da Fibria.

Programa Poupanca Florestal (3)

Carlos também ressalta que é com grande alegria que ele comemora esses 25 anos. Em sua história, o programa incialmente foi chamado de Fomento e com os acrescimentos de outras características houve a mudança do nome para Poupança Florestal.

Pedro Morais, que faz parte da equipe de assessoria de relações da Fibria, disse que o objetivo do evento é celebrar junto com os produtores do Espírito Santo e da Bahia. Atualmente, a Fibria é uma das empresas que mais cresce no mundo, e Pedro ressalta que a equipe trabalha forte e alcançou a marca de “líder mundial no setor”, que tem sido mantida por vários anos. Ele ainda diz que a empresa “se preocupa em ter esse crescimento, esses programas e essas parcerias, sem se esquecer da preservação da natureza”.

Armando Antônio de Amorim, gerente de relações adicionais do Espírito Santo e da Bahia, explica que, para participar, o produtor passa por uma análise da Fibria, que é feita na área da propriedade. Também é importe ressaltar que “a Fíbria não faz o fomento de toda a fazenda, apenas de 25% da área do produtor”, diz Armando, e o proprietário consegue fazer uma excelente poupança em 6 ou 7 anos.

Programa Poupanca Florestal (1)

Adaiso Ferdandes de Almeida, produtor rural de Posto da Mata (BA) que participou do evento, falou com alegria do incentivo da Fibria em sua propriedade. Ele disse que foi positivo a parceria e veio em momento certo, isso por que a propriedade passava por um momento de crise na agropecuária, enfrentada em todo estado. Sua empresa ganhou e a cidade também, pois aumentou a geração de emprego e renda, e a fazenda conseguiu sobreviver e crescer mesmo em época de crise.

O gerente da Poupança Florestal, Ézio Tadeu Lopes, falou que o nível de amadurecimento do produtor baiano foi grande, a produtividade, a rentabilidade e a tecnologia melhorou muito. Com o programa houve a diversificação nos plantios e é possível ver na Bahia plantio de maracujá com eucalipto, mamão com eucalipto , pimenta-do-reino com eucalipto e outros.

Ézio ressalta ainda que a participação independe do tamanho da propriedade ou do porte da fazendo, servindo para os grandes, médios e pequenos produtores.

O secretário de agricultura do Espírito Santo, Octaciano Neto, falou que programas como esse é fundamental para regular a economia, é importante para a agricultura e agropecuária. Ele colocou ainda que o Espírito Santo irá investir mais de 60 milhões de reais na construção de barragens, pois o estado vive um período de grande seca, o maior de sua história.

Ele coloca ainda que todo o estado errou muito em fazer um desmatamento desenfreado no passado, prejudicando o meio ambiente, por isso se faz necessário investir no reflorestamento. Sobre o desastre oriundo da quebra da barragem de rejeito de minério em Minas Gerais, que afetou o Espírito Santo, ele colocou que foi o maior desastre ambiental do estado. Ele lembra que há agricultura irrigada ao longo de todo o Rio doce, afetado pela tragédia, “mas essa experiência se tornará um modelo de recuperação de rio para todo o Brasil”.

O evento da Fíbria aconteceu no Cerimonial Steffen, iniciado as 10 horas com um café da manhã para os produtores. Houve ainda premiações aos produtores e fazendas que se destacaram dentro do programa em diversas áreas, no Espírito Santo e na Bahia. Vários vídeos, palestras e apresentações ocorreram durante todo o dia.


Deixe seu comentário