Geral

O 13° BEIC realizará a formatura de 450 alunos do PROERD na cidade de Teixeira de Freitas

7/12/2017 - às 14:12h
Por Repórter Coragem

Será realizada no dia 15 de dezembro, às 14 horas, no Espaço D Cerimonial, na cidade de Teixeira de Freitas, a solenidade de encerramento das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, realizado pela Polícia Militar da Bahia através do 13° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação com os alunos da rede pública de ensino, conferindo certificados aos 450 proerdianos formandos.

Sob Gestão do Tenente Coronel PM Sérgio Barros Bispo- Comandante do 13º BEIC, este projeto que tem como Coordenador Setorial o Capitão PM Luiz Cláudio de Jesus Góes e a Subtenente PM Kátia Cilene S. Silva Paranhos que juntamente com o Soldado PM Marcílio Soares Costa atuam como instrutores do referido Programa. O processo de aprendizado e de conscientização desenvolvido por esses Policiais Militares, em sala de aula, durante quatro meses, busca afastar crianças e adolescentes das drogas e da violência.

Segundo o comandante do 13° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, Tenente Coronel PM Sérgio Barros, há um empenho muito grande por parte da PM, da sociedade e do executivo do município, por meio de sua secretaria de educação, dos professores, coordenadores e diretores das escolas, para garantir que o programa continue atendendo as crianças e dando resultados.

Essa filosofia social do PROERD, de desenvolver trabalhos de prevenção ao uso de drogas e oferecer alternativas que possibilitem a redução de outros problemas locais afetos à segurança pública, confirma a política da PM de aproximar-se da comunidade.

Participarão da Formatura neste primeiro semestre, os alunos formandos da Escola Municipal AMIGOS DE ARACRUZ com o Currículo CAINDO NA REAL os estudantes dos 5º e 7° Anos do Ensino Fundamental, utilizando o acróstico “REAL” que ensina aos jovens as quatro maneiras de recusar a oferta de drogas: Recusar, Explicar, Abster-se e Livrar-se. Essas estratégias ajudam os alunos a se manterem longe das drogas, preparando-os para agirem de forma decisiva e responsável diante de situações difíceis. O currículo ensina aos participantes maneiras de resistir à oferta de drogas por intermédio de estratégias práticas e fáceis de serem lembradas e utilizadas.

Infelizmente, somente a aplicação repressiva da lei não é capaz de sanar as desordens sociais oriundas do consumo e tráfico de entorpecentes. O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência se baseia em esforços cooperativos da Polícia Militar, Escola e Família, que através de atividades educacionais em sala de aula previne o uso de drogas.

O Programa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação oferece estratégias preventivas para os educandos, através de seu material didático, o que possibilita as instituições escolares adequarem o seu currículo, atribuído um peso qualitativo às suas avaliações.

Na ausência de medidas efetivas para inibir o consumo de drogas, o PROERD é uma alternativa viável e eficaz, capaz de atenuar esse caos que se instalou em nossa sociedade, que vem ceifando vidas ainda tão precoces.

É muito importante a sua presença e a atuação da sua missão, pois ações desta magnitude devem ser publicadas para que a sociedade em geral se conscientize quanto ao uso indevido de substâncias psicoativas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário



APOIO:

Agência Publicitária RC Comunicação

073 99985-0223 / 98839-3445
Fale com a gente
Receba notícias por email