Destaque

55% do eleitorado teixeirense aprova a administração Temóteo Brito, diz pesquisa

18/01/2018 - 14h15

Duas pesquisas ministradas em Teixeira de Freitas, uma pelo Instituto Foco e outra pelo OK Consultoria e Pesquisa apontam para a confiança do teixeirense na administração Temóteo Brito. Em ambas, a porcentagem de aprovação do atual gestor supera a marca dos 50%, trazendo com esta informação a revelação de que mesmo quem não votou compreende que há empenho por parte da atual administração em solucionar problemas antigos da cidade, como, por exemplo, asfaltamento.

A vitória do gestor com 30% dos votos do eleitorado teixeirense e, após um ano de mandato, sua aprovação em 55%, demonstra que mesmo quem não apostou no trabalho do prefeito eleito, hoje, abre mão de suas convicções para acreditar em dias melhores para a cidade.

Um levantamento feito pela prefeitura mostra que Teixeira de Freitas possuía, no início do mandato, apenas 19% de suas ruas asfaltadas. A intenção do prefeito é a de elevar esse patamar a 40% das ruas asfaltadas até o final de 2018 e, pelo menos 60%, até o final de seu mandato. Esta iniciativa, colocada em prática logo no início da gestão, tem elevado a auto estima do cidadão e cativado apoiadores.

   As pesquisas mostram claramente que a avaliação positiva do governo, com patamares de mais de 70% de aceitação, estão exatamente nas localidades onde estão sendo colocados em prática os projetos de asfaltamentos e urbanização, a exemplo do Teixeirinha, com 75% de aceitação.

O quesito Segurança encabeçou a lista dos problemas que mais afetam o teixeirense em quase todos os bairros. A Saúde ficou em segundo lugar, seguida de Infraestrutura e Educação. O desemprego também vem debilitando a cidade, mas, o cenário negativo nacional divide responsabilidades, já que não se trata de um fato isolado restrito a cidade de Teixeira de Freitas. Observa-se, também, uma mudança de comportamento do cidadão em comparação com pesquisa posterior divulgada pelo Instituto Foco. A saúde e infraestrutura vêm deixando de inflamar o comportamento do cidadão, provavelmente, em razão de ações sistemáticas implementadas por Brito em ataque a problemas crônicos relacionados a estas áreas.

Quando abordados para avaliar vários setores dos serviços prestados pela administração pública, os entrevistados julgaram positivamente o trabalho realizado em relação à Limpeza Urbana, Coleta de Lixo e Assistência Social. Foram apáticos na hora de avaliar a Secretaria de Educação, demonstrando, assim, que a nota REGULAR reflete exatamente o momento atual da pasta que está na luta por implementar medidas impopulares no município, mesmo que, sabidamente, necessárias. A votação de regular para ruim no setor de saúde também evidencia uma leve mudança de comportamento, pois a avaliação posterior apontava para uma péssima avaliação. E, confirmando o trabalho de opinião mostrado na pesquisa feita bairro por bairro, o quadro geral traz a SEGURANÇA como o motivo de maior apreensão por parte do cidadão teixeirense. A pesquisa avaliou também como péssimo o trabalho de transparência das ações, confirmando que há um entrave significativo na hora de divulgar, com eficiência e eficácia, as ações do Poder Executivo.

   Das lideranças locais, ainda segundo a pesquisa, para as eleições de 2018, Temóteo aparece conseguindo transferir seus votos para os candidatos a quem apoiar. Isso quer dizer que o candidato apoiado pelo gestor se beneficiará da parceria.

35,20% respondeu sim para apoiar o candidato do prefeito nas próximas eleições. Em segundo lugar, está o empresário Caio Checon com 29,60% de poder para transferência de votos. Em terceiro, empatados com 25,60% de transferência de votos, estão Martha Helena e João Bosco.

A pesquisa também mostra que o cidadão continua avaliando a saúde como o assunto que deve ter maior atenção por parte da administração pública. 30,16% dos entrevistados querem que a está área seja dada prioridade. Apesar de ser motivo de constante revolta por parte da população, o quesito segurança aparece em 5º lugar na lista de prioridades do cidadão para 2018, com apenas 6,72% dos entrevistados priorizando ações de combate a criminalidade.


Por Katia Armini/Foco no Poder

Edição Bell Kojima



Deixe seu comentário