Colunistas

Administração da imoralidade de João Bosco tenta, na surdina, aprovar contas cheias de irregularidades

27/07/2015 - 19h21
Pensando com Coragem novo texto

Amigo, estou de volta e mais uma vez me atrevo a escrever sobre a política teixeirense. A qual está cada dia pior, seguindo o nível do Brasil. Pois desde que Lava Jato virou sinônimo de crime, que a política no Brasil tem mergulhado cada dia mais num lamaçal imenso de corrupção.

A corrupção sempre existiu no Brasil, desde o seu descobrimento, quando os portugueses aqui chegaram pegaram nosso ouro, pegaram nossas índias, fizeram o que quiseram e ainda propalaram aquilo como uma grande descoberta.

No entanto, a corrupção será dividida em duas épocas, antes e depois do PT. Antes do PT, os escândalos de corrupção eram feitos através de emendas de deputados sem escrúpulos. Os quais desviavam verbas que deveriam parar na saúde, educação e infraestrutura, mas era consumida pelo ralo da corrupção.

Depois do PT, é a época que a corrupção serve como instrumento de poder implantado pelo partido. Este usou o mensalão para corromper deputados, e agora usou o Petrólão para garantir a reeleição de Dilma Rousseff.  Ou seja, os dois governos petistas foram marcados por esquemas de corrupção.

O mensalão, um esquema montado para garantir a governabilidade de Lula. O Petrólão, um esquema montado para garantir a reeleição de Dilma. Nos dois escândalos os envolvidos foram gente do alto escalão do governo, como é o caso de José Dirceu, ex-chefe da casa civil, envolvido nos dois escândalos.

Em ambos os escândalos os tesoureiros do PT estiveram envolvidos, como exemplo, Delúbio Soares, condenado no mensalão e agora João Vaccari Neto, preso no Petrólão. Pelo visto, ser tesoureiro do PT é prisão garantida.

Mas, vamos falar sobre as conta de João Bosco do ano de 2013. Contas às quais lhe custaram quase um milhão de reais de multas. E agora tem sido motivo de novas multas toda semana.

As contas de 2013, do prefeito João Bosco, chegam a ser um atentado contra a sociedade. Um verdadeiro esquema de malversação do dinheiro público foi montado pelo gestor. Este 7 dias após assumir decretou estado de emergência, mesmo a cidade estando na mais perfeita situação de normalidade. Não tinha, naquele momento, nada que justificasse o estado de emergência decretado pelo gestor.

A decretação do estado de emergência, além de imoral, era ilegal, já que não havia razões para tal. O prefeito usou o decreto de emergência para celebrar um contrato milionário com a Ktech, para a empresa oferecer um software, que suspostamente seria disponibilizado para a educação. Mas custaria aos cofres públicos mais de quatrocentos mil mensais. O referido contrato, inclusive, é objeto de investigação pela Polícia Federal.

Investigação esta que os ratos de porão tentam refutar, mas que na prestação de contas o prefeito pagou mais de um milhão e oitocentos mil reais pelo contrato. Eu queria saber como os ratos de porão da administração municipal explicam o fato do munícipio terem pagado essa quantia do contrato e eles dizerem que não existe investigação nesse sentido.

Durante o mesmo estado de emergência, o prefeito junto com os ratos de porões realizou a festa da cidade. A qual nesta administração ganhou o nome de Teixeira Folia. E já foi objeto de multa do TCM. A multa custou o gestor municipal quarenta mil reais. Como os ratos de porões explicam isso? Decretar estado de emergência e gastar um milhão de reais numa festa.

Diversos contratos foram feitos, sem o devido processo licitatório, durante o propalado estado de emergência. Numa verdadeira afronta ao dinheiro público, como se aqui não houvesse quem fiscalizasse.

Durante o decreto de emergência foi celebrado um contrato com a Bio Sanear para recolher o lixo do munícipio. Isso custou uma vultosa quantia.

Existem outras inúmeras aberrações nas contas de 2013 da atual gestão.

Diante de tantas irregularidades só restou uma alternativa ao TCM; reprovar as contas do gestor e determinar que o mesmo fosse encaminhado ao Ministério Público para responder por crime de improbidade administrativa. Fato comprovado durante o exercício de 2013.

Agora, no apagar das luzes, o gestor fez uma manobra junto a Câmara de Vereadores para colocar as contas em votação, no apagar das luzes. Inclusive, as contas seriam votadas na sexta-feira 24, mesmo estando à câmara de recesso.

Como a votação acabou vazando e houve uma revolta na população, a Câmara remarcou a votação para a quinta-feira, dia 30 de julho.

Nos bastidores, já está costurado a aprovação das contas. Fato que deve acontecer quase por unanimidade, isso inclusive, já é dado como certo por membros da administração.

Eu só quero saber com que cara os membros do Poder Legislativo local vai olhar para o povo depois da aprovação dessas contas com tantas irregularidades.

Quero esperar que os nobres vereadores tenham consciência que estão cometendo um crime contra a população.  E que o ano que vem eles vão precisar ir as ruas pedir votos para garantir a própria reeleição. Com que cara eles vão olhar para o povo depois de aprovar tanta esculhambação?

Semana que vem eu volto.

Jotta Mendes é radialista e Repórter


Deixe seu comentário