Colunistas

Alianças possíveis

07/11/2017 - 13h43

Candidatura de Meirelles

A possibilidade de Meirelles ser candidato a presidente, no momento que o País está atravessando uma grave crise econômica, pode ser uma luz no final do túnel. Quando Itamar Franco assumiu a presidência substituindo Fernando Collor de Melo, que foi afastado depois que frustou o povo brasileiro com sua proposta de ser o caçador de Marajás, nomeou Fernando Henrique Cardoso ministro da Fazenda e este criou o Plano Real, que veio tirar o País do fundo do poço.

Meirelles poderá gerar uma grande esperança, mesmo porque, sob o seu comando, a economia está dando sinais de recuperação. Vale o slogan de Bill Clinton quando foi candidato à presidência dos Estados Unidos: É A ECONOMIA ESTÚPIDO!

PT e PMDB unidos

O impeachment de Dilma Rousseff e o governo do presidente Michel Temer colocaram o PT e o PMDB em lados praticamente opostos da discussão política nacional. No entanto, conforme levantamento feito pelo jornal O Globo, os partidos devem se aliar em pelo menos seis estados na eleição do próximo ano.

Minas Gerais, Piauí, Sergipe, Paraná, Alagoas e Ceará seriam os locais de aproximação entre PT e PMDB. Os dois últimos são os estados representados pelos senadores Renan Calheiros e Eunício Oliveira, por exemplo. Ambos são do PMDB e votaram a favor da saída de Dilma Rousseff em 2016. Vamos aguardar a resposta do povo.

Alianças possíveis

Na eleição de 2012, em Teixeira de Freitas, João Bosco recebeu o apoio dos Pinto e, segundo alguns analistas, decidiu a eleição. Em 2016, o grupo dos Pinto apoiou Temóteo e apeou João Bosco do poder. Com isso, criou-se o estigma de que os Pinto, com a força da comunicação, decide a eleição.

   Até que ponto isso é verdade é discutível. Comenta-se nas redes sociais de que já existe uma aliança formalizada de Uldurico com João Bosco para a eleição de deputado, visando a eleição de prefeito, com o objetivo de derrotar Temóteo.

Na política, tudo é possível, mas, depende do momento. O mais difícil é entender o momento.

Frases antológicas

Existe um livro cujo título é: ‘Frases antológicas de Maquiavel a FHC‘, aonde é divulgada frases de grandes políticos e estadistas da história da humanidade. Neste livro, existe uma frase de ACM que diz: a política é arte do possível, e o possível se examina na hora. Essa frase diz respeito a entender o momento.

ACM foi um homem de grande saber político, devido a ser um estudioso da política e fazia a teoria andar de mãos dadas com a prática. Tanto assim, que comandou a Bahia por mais de 4 décadas e elegeu vários governadores, deixou herdeiros na política, mesmo tendo perdido Luís Eduardo Magalhães prematuramente.

Choque de ideias

Os homens não brigam, as ideias é que se chocam. Os maiores choques de ideias ocorrem no posicionamento de uma candidatura, pois esta é a tarefa mais difícil. Posicionar a candidatura não é apenas encontrar uma frase de efeito bonita, que é o foco da candidatura. O foco deve estar alinhado com a imagem que o candidato tem, ou que se pretende construir.

   O foco e a imagem estando alinhados busca-se elaborar a proposta do candidato levando em consideração os anseios populares. Se o foco, a imagem e a proposta estiverem alinhados, a candidatura decola porque está corretamente posicionada.

Saúde em Teixeira

O prefeito tem afirmado que recebeu a saúde na UTI, já conseguiu avanços significativos, mas, ainda tem muito para avançar. O novo secretário de Saúde, Rodrigo Kuada, vem atuando no sentido de conseguir ter um atendimento humanizado.

Em reunião recente com toda equipe, o secretário falou da importância de desenvolver um trabalho em grupo, pois cuidar da saúde é algo complexo, precisa de envolvimento da equipe e, por isso, é importante que todos participem do planejamento, para que, juntos, possam chegar ao objetivo, que é melhorar a saúde da população. Parabenizamos toda equipe da Saúde.


Por Dilvan Coelho

Edição Bell Kojima


Leia também:



Deixe seu comentário