Destaque

Blitz Educativa: Parceria entre PM e Justiça Eleitoral orienta eleitores

29/09/2016 - 15h47
blitz-educativa-parceria-entre-pm-e-justica-eleitoral-orienta-eleitores

Blitzes educativas estão sendo realizada em parceria entre Polícia Militar e Justiça Eleitoral em vários pontos da cidade durante toda essa semana, que antecede ao grande dia. O intuito é de alertar os eleitores quanto às plotagens políticas em veículos, adesivos e distribuição de panfletos, principalmente, no dia 02 de outubro. Constitui crime, no dia da eleição a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos a prefeitos ou vereadores, tais como, plotagens, adesivos, distribuição de santinho de forma desordenada, boca de urna, transporte de eleitores, entre outros.

Nossa equipe conversou com o comandante da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Magalhães, o qual informou que no dia da eleição só será permitida a manifestação individual e silenciosa. “Por dever constitucional, a PM apoia integralmente às ações da Justiça Eleitoral. Estamos bem afinados com o Juiz Dr. Roney Jorge Cunha Moreira e com o Ministério Público, através do Dr. Fábio Corrêa, onde as ações que estão sendo feitas são justamente para garantir que a festa da democracia seja bonita”, esclareceu o comandante.

blitz-educativa-parceria-entre-pm-e-justica-eleitoral-orienta-eleitores1

O Major disse que todo o efetivo da Companhia está empenhado, trabalhando desde o período de campanha. “Foram dias árduos, para garantir que o processo se encerre de forma positiva. Continuaremos com as blitze de veículos para abordagens que possam estar infringindo as leis eleitorais, vedando situações que fogem às regras, lembrando que são ações preventivas, mas, no dia da eleição, já agiremos de forma mais dura. Também estamos atendendo às denúncias”, ressaltou.

Na manhã de quarta-feira, o juiz eleitoral determinou que comerciantes poderão vender bebidas alcoólicas, porem sem excessos. “A recomendação do Juiz é que será reprimido os excessos, a exemplo de bares, que além de vender a bebida, colocam mesas na frente do estabelecimento, aglomerando pessoas, principalmente, nas proximidades dos locais de votação. Longe das escolas, não vemos necessidade de proibir a venda do produto”, esclarece o major.

blitz-educativa-parceria-entre-pm-e-justica-eleitoral-orienta-eleitores2

A PM participará de todo o circuito de entrega das urnas e atuará nos distritos e em todos os pontos de votação e, no final do dia, também fará a segurança das urnas até a sede da Justiça Eleitoral. O ginásio de esporte no bairro Teixeirinha servirá de custódia para quem for pego praticando crime eleitoral.

Fonte Mirian Ferreira/Liberdadenews


Deixe seu comentário