Colunistas

Conquistas na saúde

14/08/2017 - 14h30

Prefeituras em crise

A gestão fiscal na grande maioria dos municípios brasileiros beira à insolvência. É o que aponta um levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), 86% das prefeituras do país têm situação fiscal considerada crítica ou difícil. A entidade analisou as contas de 2016 de 4.544 prefeituras, o equivalente a 81,6% das cidades do país.

O levantamento tem como base os dados divulgados pelos próprios municípios para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A previsão é que essa dura realidade perdure por algum tempo.

Boicote de verbas

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou requerimento convidando o presidente do Banco do Brasil para esclarecer a não assinatura dos contratos de crédito, com garantia, a serem celebrados entre a União e o Estado da Bahia, no valor de 600 milhões de reais.

Os senadores baianos Otto Alencar (PSD) e Roberto Muniz (PP) também assinaram o pedido para que o presidente compareça à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Os recursos, que foram aprovados no primeiro semestre deste ano, serão destinados a investimentos nas áreas de educação; mobilidade urbana; infraestruturas urbana e viária.

Plano de desenvolvimento

O Território do Extremo Sul deve debater o tema do desenvolvimento sustentável com mais vigor, para formar consciência de que devemos estar preocupados com as gerações futuras.

O Extremo Sul da Bahia devido a diversidade da cadeia produtiva no agronegócio e o potencial turístico tem tudo para ser o maior polo de desenvolvimento regional da Bahia.

Em 2014 o então governador Jacques Wagner veio a Teixeira de Freitas e apresentou um estudo para um plano de desenvolvimento sustentável para a Costa das Baleias, é preciso que haja um esforço conjunto para tornar esse plano uma realidade.

Conquistas na saúde

O prefeito Timóteo Brito tem conseguindo recursos no Ministério da Saúde em Brasília, ele informou que o Ministro Ricardo Barros liberou verbas para uma lavanderia no HMTF, uma ambulância para o SAMU, e recursos para reforma da sede do SAMU e também uma ambulância branca.

Além disso, foi confirmado verbas para aquisição de equipamentos e construção da Radioterapia, no valor de R$ 8,5 milhões de reais.

O que causou comentários nos meios políticos é que o prefeito estava acompanhado do deputado Ronaldo Carletto que deverá se filar no PSD, o mesmo partido do prefeito. Especula-se que o deputado deve ser candidato ao senado por indicação de Otto Alencar.

Turismo de eventos

Teixeira de Freitas além de ser polo regional de agronegócio, saúde, educacional e comercial, tem vocação para ser um polo de turismo de eventos e negócios. Na segunda quinzena de setembro irá acontecer o Festival Gastronômico Sabores de Teixeira na sua 4ª edição.

   De acordo com a diretora de Turismo do município de Teixeira, Maxsoely Oliveira, “o festival movimenta o turismo local, gera desenvolvimento econômico e agrada aos mais variados e exigentes paladares”.

Na segunda quinzena de outubro irá ocorrer a 35ª Exposição Agropecuária de Teixeira que promete ser a melhor da sua história, contrariando a crise.


Edição Bell Kojima/Repórter Coragem


Leia também:



Deixe seu comentário