Destaque

Dilma estuda reduzir o número de ministérios, diz colunista

02/08/2015 - 16h37
Dilma e os ministros

A presidente Dilma Rousseff estaria estudando uma ampla reforma administrativa para reduzir significativamente o número de ministérios, afirmou no domingo (2) a colunista Cristiana Lôbo, do G1. Atualmente, o governo brasileiro conta com 38 pastas e estabelece critérios de mérito para preencher os mais de 22 mil cargos de confiança.

De acordo com a colunista, a proposta é preparada pelo Ministério do Planejamento e pode ser anunciada já na próxima semana, após a reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional. A ideia seria fundir algumas pastas, como Portos, Aviação Civil e Transportes. O problema é que a redução vai de encontro aos interesses dos partidos aliados, que disputam por mais cargos de segundo e terceiro escalão.

A distribuição tem sido feita pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB), principal articulador do governo federal. Uma proposta de redução para 20 ministérios já havia sido apresentada ao Senado pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB). O objetivo seria mostrar à população que, em meio à crise econômica, é necessário “cortar na própria carne”. Para auxiliares de Dilma, apesar de não significar uma redução de gastos significativa, a decisão teria grande simbologia em um momento de forte crise de imagem da presidente.

Fonte Bahianoticias


Deixe seu comentário