Colunistas

Dilvan Coelho Foco no Poder “Candidaturas à vista”

22/12/2016 - 13h11
dilvan-coelho-foco-no-poder

Situação de Temer

Sem dúvida que a situação do presidente Temer está ficando cada vez mais complicada para se sustentar no poder, porque perante a opinião pública continua desgastando.

Mesmo com duas importantes decisões tomadas pela Câmara e pelo Senado que favorecem ao governo, entretanto a delação da Odebrecht, através de Cláudio Melo Filho, deixou sequelas graves, diante do pedido que teria feito a Marcelo Odebrecht, de dez milhões de reais, ainda na condição de vice-presidente.

Diplomação

Aconteceu no dia 15 de dezembro a diplomação dos eleitos em Teixeira de Freitas, o discurso mais esperado foi o do vice-prefeito eleito Lucas Bocão, isso porque dois dias antes, saiu uma noticia em um site regional de que Lucas teria rompido com Timóteo.

   O motivo do rompimento, segundo foi noticiado, era porque a Secretaria de Bem Estar Social teria sido destinada ao PCdoB, quando ele esperava ser destinada a ele.

Entretanto o discurso de Lucas foi de pacificação e agradecimento a todos que contribuíram para a vitória no dia 02 de outubro e se colocou a disposição para ajudar a futura administração Timóteo Brito.

Candidaturas à vista

Em Teixeira de Freitas mal acaba uma eleição, se pensa na seguinte. Já se especula quem serão os próximos candidatos a deputado em 2018.

Na eleição passada para deputado estadual, os nomes que tiveram mais votos foram os de Timóteo, Marta Helena e Lucas Bocão. Sendo que Timóteo e Lucas ficaram na suplência.

   Se Timóteo não fosse eleito prefeito poderia assumir o mandato com as vagas que foram abertas com a eleição de prefeitos que são deputados.

Porém Lucas ainda tem chance de assumir. Mesmo que não venha a assumir o mandato de deputado, Lucas é um candidato natural na próxima eleição. Outros nomes já são cogitados também, devido o resultado das urnas.

Expectativa

Depois da diplomação a maior expectativa gira em torno dos nomes que serão os secretários em Teixeira de Freitas. O prefeito Timóteo Brito tem mantido sigilo com relação aos nomes e deverá anunciar no dia 19 na segunda feira, quando convocará a imprensa numa coletiva.

   Especula-se vários nomes na cidade, entretanto, dos cogitados poucos serão efetivados.

Os dois critérios adotados pelo prefeito é que tenha ficha limpa e competência para o exercício das funções. Além disso, o prefeito tem afirmado que irá cumprir todos os compromissos de campanha na composição do secretariado.

Mayra Brito

Mesmo a Justiça Eleitoral tendo cassado a candidatura da prefeita Mayra Brito, ela recebeu o diploma de prefeita. Denúncias foram feitas por compra de votos na última eleição e o Juiz Eleitoral acatou a denúncia, porém cabe recursos.

   Provavelmente Mayra irá exercer o mandato sob o efeito de uma liminar, o que é muito danoso para a cidade.

Acredita-se que com o peso político do seu partido o PP, liderado pelo vice-governador João Leão e o ex-ministro Mário Negromonte, o mandato será mantido, porém as evidências da compra de votos são muito grandes, isso é preocupante.


Deixe sua opinião



Leia também:



Deixe seu comentário