Colunistas

Ex-vereadora Marta Helena é candidata à prefeita, ou já negociou uma vice?

10/02/2016 - 22h45
Pensando com Coragem novo texto

Amigo, estou de volta no nosso bate papo político que é nossa coluna Pensando com Coragem.

Desta vez vou voltar a comentar os possíveis candidatos a prefeito de Teixeira de Freitas nas eleições de 02 de outubro. Quando o Brasil inteiro vai escolher prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos.

O nome da ex-vereadora Marta Helena surge com força entre os postulantes ao cargo de prefeito. Mas ao mesmo tempo surge uma incógnita: Marta é realmente candidata, negocia, ou já negociou uma vice?

Marta traz em seu currículo: dois mandatos de vereadora, um mandato de presidente da Câmara Municipal, mais de 30 anos na administração do Hospital Santa Rita, que hoje cedeu lugar a UMMI, mas que continua sendo da empresa Santa Rita.

Dos mais de 30 anos frente à empresa Santa Rita, Marta conseguiu ser a candidata e vencer como a vereadora mais votada por duas eleições consecutivas. Já de sua experiência como presidente da Câmara, ela carrega uma rejeição altíssima entre os funcionários do poder legislativo local.

Os motivos de sua rejeição frente aos funcionários não são muito claros, no entanto, alguns funcionários lhe chamam de autoritária e diz que ela não tratava bem os funcionários da Câmara quando atuou como presidente.

A gestão de Marta comprou, a preço de ouro, o terreno onde hoje fica instalado o prédio anexo da Câmara, dizem as más línguas que o terreno teve o preço inflacionando e o preço pago foi muito além do preço real da época.

Uma marca de gestão de Marta frente à Câmara Municipal, foi a aquisição de cerca de 8 mil reais com ovos de pascoa para doar aos vereadores. Na época Marta chegou a ser notificada e multada pelo TCM pelo exagero na aquisição dos ovos de chocolate.

Curiosamente o coordenador da campanha de Marta Helena é o ex-secretário Flávio Arruda. O qual na gestão do Padre Apparecido foi o secretário mais questionado, colocado até sob suspeita de receber benefícios para liberação irregular de loteamentos aqui em Teixeira de Freitas, quando geriu a secretaria de meio ambiente e turismo.

A gestão de Marta Helena também foi marcada pela aprovação de todas as contas de Apparecido Staut. Este possuía os mais altos indícios de irregularidades insanáveis. E entre elas as de 2005, que teve sua votação protelada por diversas vezes, no primeiro mandato e no primeiro ano do segundo mandato. Marta ganhou a presidência e as contas, misteriosamente, desceram pra votação, sendo aprovadas por unanimidade.

As contas de 2005 tinham tantas irregularidades que até hoje Apparecido sofre as penalidades impostas pelo TCM em razão dessas irregularidades. Das contas de Apparecido Staut apenas as contas de 2011 e 2013 foram votadas na gestão João Bosco.

Quando Marta foi presidente ela cuidou de aprovar as contas de 2005, 2006, 2007, e 2008, restando ao seu sucessor: Luiz Henrique Ressureição de Souza,o Lula, as contas de 2009 e 2010. Sendo que as de 2010 foram reprovadas o que torna Apparecido inelegível, pelo menos até 2019.

Evidencias de uma possível aproximação e negociação entre Marta e João Bosco.

Marta teria reunido por diversas vezes com João Bosco, desde que perdeu a eleição para ele sendo vice de Timóteo. Na eleição passada ela chegou a negociar a vice de João Bosco e não foi porque o partido não deixou. Na época ela era filiada ao PP, que teria dado a Marta duas alternativas; ela teria o partido para ser candidata, caso não fosse o partido apoiaria Timóteo Brito, que sempre teve ligações estreitas com o partido, onde inclusive já foi filiado.

Marta, no entanto, contrariando as ordens da direção do partido negociou pessoalmente a vice de João. Fato que os dois chegaram a comemorar, no entanto, a aliança foi barrada pela direção estadual do partido, que não queria ver o PP nas mãos do adversário de Timóteo Brito.

Recentemente pessoas que sempre foram ligados ao PSDB, partido que hoje Marta está filiada, passou a fazer parte da administração municipal, como é o caso da secretária de ação social Claudia Pereira, que é esposa de Vando, ex-presidente do PSDB e homem forte da gestão Apparecido Staut.

Teria Marta Helena negociado a vice de João Bosco para 2016 e está apenas aguardando o melhor momento para anunciar?

Se não negociou, porque Marta se calou quando diversas irregularidades foram apontadas na gestão João Bosco?

Porque Marta assistiu de camarote o engodo petista de desfilar maquinas, suspostamente do PAC , na véspera da votação das contas de 2013?

Porque Marta se quer emitiu opinião sobre as contas de 2013?

Existe ou não existe uma aliança preestabelecida entre Marta e João?

Marta Helena hoje tem condições reais de ser a próxima prefeita de Teixeira, mas será que ela não teria abrido mão para ser vice de João já pensando em 2020?

É aguardar pra ver. Diz o ditado que “o ano no Brasil começa depois do Carnaval”, como o Carnaval já acabou é bem provável que nos próximos dias tenhamos cenas dos próximos capítulos.

Como agora a campanha foi encurtada, é provável que definição mesmo só aconteça em agosto; quando começa pra valer as eleições 2016.

Até lá é torcer para que os políticos não façam acordo de escritório, ou gabinete, achando que o povo vai engolir o que eles negociarem.

Vamos acompanhar cada passo e quem pisar em falso vamos denunciar.

Até a próxima, quando pretendo comentar a possível candidatura de José Carlos Checon, o Caio.

Forte abraço.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário