Destaque

Festa da Cidade aquece as vendas e aumenta a taxa de ocupação dos hotéis em até 60%

23/04/2017 - 19h39

Classificada como Turismo de Eventos, a Festa da Cidade atrai pessoas de toda região e estados vizinhos. Nesse período, vários empreendimentos comerciais, dentre eles, hotéis, padarias, restaurantes, lojas, supermercados, salões de beleza, bares, lanchonetes e farmácias, são beneficiados. Esse e outros eventos, como o Festival Gastronômico Sabores da Terra, Festa da Melancia, Luzes de Natal, tornaram-se apoio para o comércio e, ao invés de serem reprimidos, precisam ser potencializados para atrair ainda mais turistas.

De acordo com dados fornecidos pelo Departamento de Turismo de Teixeira de Freitas, a crise que desaqueceu o turismo no exterior é a mesma que está fomentando o turismo no Brasil. Revistas especializadas e a estatística da Secretaria de Indústria e Comércio de Teixeira de Freitas mostram que grandes eventos aumentam substancialmente as vendas. A rede hoteleira de Teixeira de Freitas, hoje dotada de de cerca de 1.600 leitos, têm um acréscimo entre  45% a 60% de ocupação acima da demanda normal .  Para o prefeito Temóteo Brito, deixar de realizar a Festa da Cidade chega a ser irresponsabilidade, tanto para com o comerciante como para o comerciário, que depende de um comércio movimentado para se manter empregado. Motivado, o prefeito esteve nessa quinta-feira (20), juntamente com o deputado federal Uldurico Júnior, em uma audiência com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, para buscar recursos para a Festa.

De acordo com Nilza Costa Da Silva, graduada em comunicação social pelo UniCEUB  e pós-graduada em marketing em turismo pela UnB/DF, em seu artigo publicado na revista “Turismo”: “um evento movimenta um grande número de profissionais durante a sua realização, provocando uma grande movimentação econômica nas cidades sedes. É importante observar que o turista de eventos é motivado por interesses profissionais, mesclando atividades de trabalho e lazer, tornando-se um consumidor com grande potencial de consumo do item diversão. Outro aspecto importante do Turismo de Eventos é o fato do turista retornar depois, com a família, para os locais que mais lhe agradaram”.

A Festa de Teixeira de Freitas está prevista para acontecer entre os dia 5 e 7 de maio.

Por Katia Armini/Foconopoder


Deixe seu comentário