Destaque

Morre aos 90 anos o ex-governador da Bahia Antônio Lomanto Júnior

24/11/2015 - 22h13
Lomanto Junior

É com enorme pesar que o Partido do Movimento Democrático Brasileiro / BA lamenta o falecimento do ex-governador do Estado, Antônio Lomanto Júnior, na noite desta segunda-feira (23), aos 90 anos.

Com carreira política marcante na Bahia e no Brasil, o político deixa viúva, cinco filhos, dez netos e dez bisnetos. Dente eles, seguiram o caminho político de Lomanto Júnior, o filho, Leur Lomanto, que exerceu por sete vezes o mandato de deputado federal, e o neto, Leur Lomanto Junior, que é deputado pelo PMDB da Bahia na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Amigo da família, o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, emocionado, declarou ao Metro1: “Estou muito comovido com o desaparecimento de Lomanto. Era um homem de bem, sério. Os filhos e os netos terão a responsabilidade de levar em frente todo o legado de Lomanto. Deixo meu carinho e meu respeito ao homem público que foi Lomanto Júnior. Meu abraço para a família”.

O velório será na terça-feira (24), no Palácio da Aclamação, em Salvador, e na quarta (25), na Catedral de Santo Antônio, em Jequié, no sudoeste da Bahia, cidade onde o político nasceu. Já o sepultamento será às 17h, no Cemitério São João Batista, também em Jequié. Lomanto Júnior nasceu em 1924 e faria aniversário no próximo domingo (29). Ele foi eleito governador da Bahia em 1962, aos 37 anos.

Trajetória

Lomanto Júnior começou a carreira política em 1946, como vereador do município de Jequié. Em seguida, tornou-se prefeito da mesma cidade. Exerceu também os mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador da República, entre 1979 a 1987. Encerrou a trajetória na política como prefeito de Jequié, no final dos anos 90.


Deixe seu comentário