Destaque

Prisão de Vaccari abala o PT e aumenta o desgaste moral de João Bosco

16/04/2015 - 17h42
Joao Vaccari Neto tesoureiro do PT

A prisão do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, ocorrida na manha de quarta-feira, 15 de abril, quando ele praticava exercícios físicos próximo a sua residência, abalou o PT (Partido dos Trabalhadores). Haja vista que o fato de Vaccari ser tesoureiro do partido deixa mais evidente o envolvimento do PT nos desvios de dinheiro da Petrobrás.

O PT ficou meio que atordoado com a prisão de Vaccari. Fato já esperado desde a quinta-feira, 9 de abril, quando ele foi depor na CPI da Petrobras. Mas não ocorreu em razão de um habeas-corpus preventivo que ele teria conseguido junto ao STF.

Mesmo sendo esperada, a prisão de Vaccari surgiu como um fato novo na política nacional. O PT quis atribuir a prisão a um fato político. Mas, na verdade é que vários depoentes do esquema de desvios de dinheiro da Petrobras, relataram em seus depoimentos o envolvimento de Vaccari. O qual, segundo a Polícia Federal, era uma espécie de operador do esquema junto ao partido.

A nível nacional, o partido ainda está meio que atordoado com o que aconteceu.  No final da quarta-feira, 15 de maio, o PT divulgou uma nota onde o próprio Vaccari pedia afastamento da tesouraria do partido. No entanto, é notável que o próprio partido sugerisse a ele que deixasse a tesouraria do partido, para tentar diminuir o desgaste causado por sua prisão.

Não é a primeira vez que um tesoureiro do PT é preso por envolvimento em escândalo de corrupção. O ex – tesoureiro do PT, Delúbio Soares, já foi condenado por envolvimento no escândalo do mensalão. O maior escândalo de corrupção, antes da Petrobras.

Portanto, lidar com tesoureiros do partido preso já é uma pratica comum ao partido que institucionalizou a corrupção no país. Depois do PT haverá dois momentos para a corrupção: antes e depois do PT. Antes do PT os pequenos escândalos, depois do PT os grandes escândalos.

Os demais partidos precisam aprender com o PT como praticar corrupção.

IF

A prisão de Vaccari também repercutiu a nível local e regional. Em Teixeira de Freitas, sua prisão caiu como uma bomba no desgaste moral do prefeito João Bosco Bittencourt (PT).  Ele é uma pessoa ligada a Josias Gome o qual também teve envolvimento no escândalo do mensalão. E hoje é secretário de relações institucionais do governo Rui Costa. Ele foi apoiado em sua campanha a deputado federal pelo prefeito e sua equipe.

Vaccari, por sua vez, tem ligações estreitas com Josias Gomes. O avalista da administração João Bosco a nível de estado, a mesma ligação que possui o governador do estado, Rui Costa e o ex-governador, Jacques Wagner. O qual, mesmo depois de Vaccari preso defendeu sua permanência na tesouraria do partido.

IF

O desgaste para João Bosco foi tão grande que fontes ligadas ao prefeito confidenciaram que ele tentaria, agora, descolar sua imagem do PT, para não ficar marcado pela prisão de Vaccari. Fato que seria difícil em razão das estreitas ligações de João Bosco com Josias Gomes, Rui Costa e Jacques Wagner.

Mas o temor de João Bosco tem sido sentido por outros colegas do seu partido. Os quais, com pretensões políticas para 2016, já estão tratando de se desfiliar do PT e filiar a outros partidos, para não ficar com o ônus do desgaste do partido. Coisa que João Bosco não poderia fazer, em razão da fidelidade partidária, pois essa ação poderia lhe tirar o mandato.

Jose Dirceu, Bosco, Edval Passos

Agora é esperar pra ver qual seria o próximo passo de João Bosco , já que ele é extremamente ligado às estrelas nacionais do partido. Uma prova disso é que após sua eleição, em 2012, ele foi se encontrar como José Dirceu em Camaçari. Por coincidência José Dirceu tinha acabado de ser condenado por envolvimento no mensalão.

Dirceu Bosco e Edval Passos

E agora, qual será os passos de João? Morrer abraçado, ou fugir do desgaste?

Por Jotta Mendes/Repórter Coragem


Deixe seu comentário