Destaque

Protesto com dinheiro e bananas durante votação das contas de João Bosco ganha destaque em toda Bahia

31/07/2015 - 20h57
bananas e dinheiro na votacao das contas de Joao Bosco

Os principais sites de noticias da Bahia, deram destaques em suas paginas principais aos protestos de populares durante sessão que aprovou as contas de 2013 do prefeito João Bosco Bittencourt.

Os sites Bocão News e Bahia Noticias deram destaques ao episodio, onde um popular teria jogado dinheiro durante a votação e outros populares teriam manifestado com bananas.

Segue abaixo matéria do Bocão News

Teixeira de Freitas: protesto ironiza aprovação das contas do prefeito

A sessão extraordinária na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia, na manhã de quinta-feira (30), ganhou ares de protesto após a aprovação das contas do prefeito João Bosco Bittencourt (PT), referentes ao exercício de 2013. A indignação dos munícipes foi motivada pela insatisfação com a gestão, já sinalizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com a reprovação em 2014, e pela postura dos legisladores que somaram 16 votos favoráveis ante 2 contrários (além de um nulo) no parecer.

Com o plenário lotado de servidores, a sessão foi marcada por tumulto dividido entre palmas e vaias, com direito a cédulas falsas de dinheiro e cachos de bananas. Segundo informações do site O Povo News, a livre associação da fruta com a situação surgiu quando um dos vereadores se referiu aos colegas de Casa Legislativa como “bananas”.

Ainda segundo o informativo, um dos vereadores disse que o TCM “apenas julgava papel e que a condenação se fez pelo órgão não conhecer as necessidades e realidades do município”. O legislador ainda teria insinuado ineficiência técnica do Tribunal, levando em consideração a composição política do seu quadro.

A reprovação pelo TCM, motivada por representação do Ministério Público, determinou que João Bosco Bittencourt  devolvesse pouco mais de R$ 768 mil aos cofres públicos, referente a não comprovação de despesas e atraso no cumprimento de obrigações.

A reportagem do Bocão News tentou contato com o presidente da Câmara de Teixeira de Freitas, Tomires Barbosa (PTB), na manhã desta sexta-feira (31), para comentar o resultado da votação, mas o mesmo não foi encontrado para se pronunciar.

Segue abaixo matéria do Bahia Noticias

Teixeira: Depois de contas de prefeito serem aprovadas, homem joga dinheiro para cima

A Câmera de Vereadores de Teixeira de Freitas, extremo sul do estado, em sessão realizada nesta quinta-feira (30), aprovou a as contas do prefeito João Bosco (PT) em referência à gestão dele de 2013. No entanto, houve protesto na Casa. Depois da votação por 16 votos a dois a favor de Bosco, manifestantes começaram a protestar na Casa.

Um homem chegou a jogar notas de dinheiro falso para cima em desacordo com a posição da maioria dos legisladores de Teixeira. João Bosco já havia sido punido no dia 22 de julho pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por irregularidades na contratação de serviços de auditoria em 2013. Para o caso, o TCM aplicou multa de R$ 8 mil ao gestor. Bosco ainda pode recorrer da decisão do TCM.


Deixe seu comentário