Colunistas

Qualidade da Exposição

21/10/2017 - 09h15

Coluna semanal

A coluna semanal ‘Curtas e Picantes‘, atualmente é divulgada em 10 veículos de comunicação, entre jornais impressos e sites, sairá duas vezes nesta semana devido ter sido atípica com muitos acontecimentos que agitou a vida política da cidade.

A União dos Prefeitos da Bahia (UPB) em parceria com o Tribunal de Contas promoveu um encontro com o objetivo de qualificar os agentes públicos para evitar cometer erros e serem penalizados pelo descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, es tá acontecendo a 35ª Expô Teixeira que irá atrair muitas autoridades, inclusive o governador da Bahia, Rui Costa, e o senador Otto Alencar.

Homenageados na Exposição

O primeiro presidente da Coopmista, Temóteo Brito, juntamente com o atual presidente, Artur Teixeira irão homenagear aqueles que contribuíram para a construção e realização das primeiras exposições agropecuária de Teixeira de Freitas.

Entre as autoridades homenageadas estão 4 ex-governadores: Roberto Santos, Lomanto Júnior, ACM e Nilo Coelho. Entre os madeireiros estão 2 que que lideraram a comissão para conseguir a doação das madeiras para a construção: Toninho Chicon e Amilton Curty. Nós também seremos honrados com a homenagem, por ter sido o engenheiro que ajudou construir o parque.

Sucesso da Exposição

A previsão é de que a 35ª Expô Teixeira será a melhor exposição da história de Teixeira, em que a primeira aconteceu na última semana de novembro de 1975.

   As últimas exposições deixaram de ser uma feira de agronegócio para se tornar palco de atividades festivas, perdendo com isso a sua principal característica que é o fortalecimento do agronegócio.

Foi através das exposições que o nome do pequeno povoado ficou conhecido em todo território nacional e fez de Temóteo Brito o maior líder político do Extremo Sul da Bahia, e por isso foi deputado 2 vezes e prefeito 3 vezes, sem falar que influenciou na eleição de vários prefeitos.

Qualidade da Exposição

Além do rebanho de altíssima qualidade que está presente na 35ª Expô Teixeira, tanto nos galpões como nos 2 leilões de gado de corte e leite, tem também concurso de cavalos manga-larga machador de animais premiados em várias partes do Brasil.

O que tem mais chamado atenção é a diversidade de produtos do agronegócio expostos no estande da Secretaria de Agricultura Municipal. A feira da Agricultura Familiar também está acontecendo em outro galpão. Tudo isso vem mostrar a diversidade do agronegócio no território do Extremo Sul, que vem se transformando, cada vez mais, na maior fronteira agrícola da Bahia.

Fortalecimento do prefeito

Esta semana será importante para o fortalecimento do prefeito Temóteo Brito, não só por ter resgatado as exposições e com isso fortalecer o agronegócio, movimentando a economia da região, mas também estará inaugurando com a presença do governador Rui Costa várias ruas asfaltadas, dando início a seu plano “ousado” de asfaltamento da cidade.

   Logo em seguida, no mês de novembro estará sendo inaugurada pelo governador a Policlínica de Teixeira de Freitas, na oportunidade o prefeito Temóteo Brito vai juntamente com os demais prefeitos solicitar que o HMTF seja absorvido pelo Consórcio, com isso vai ajudar resolver o grave problema da saúde de Teixeira e da região.


Por Dilvan Coelho

Edição Bell Kojima


Leia também:



Deixe seu comentário