Colunistas

Rei dos apelidos e com problemas com a justiça, João do PT vai tentar a reeleição

16/11/2015 - 15h28
Pensando com Coragem novo texto

Olá amigo, estou de volta com nossa coluna. Espero que contigo tudo vá bem, pois estamos caminhando na medida do possível.

Estamos falando em nossa coluna sobre os possíveis candidatos a prefeito de Teixeira de Freitas em 2016. Como estamos em pleno processo de afunilamento das eleições, é natural que nomes possam surgir e que outros saiam do páreo.

Entre os prováveis nomes na disputa em 2016 está o do rei dos apelidos, o prefeito João Bosco Bittencourt. Este já foi apelidado de João Pela Pau, João do PT, João das Multas e agora já o chamam de João do Frango, em razão de frangos com o prazo de validade vencido que foram entregue na periferia da cidade.

João das Multas terá muitas dificuldades em manter sua candidatura; primeiro porque teve as contas de 2013 reprovadas, no entendimento do TCM e do TSE isso já é suficiente para manter a inegibilidade do gestor. Haja vista que houve a comprovação de atos de improbidades administrativas, o que configura crime e deixa o prefeito inelegível.

João Das Multas tentou mudar isso, praticamente comprando a aprovação das contas na Câmara de Vereadores. No entanto, a decisão do TSE de tornar inelegível todo gestor que cometer atos insanáveis, desde que ele seja gestor do recurso em discussão, o deixa inelegível perante a justiça.

Além da discussão sobre as contas de 2013, João do PT enfrenta também a discussão dos bens bloqueados pela justiça. Fato ocorrido pela segunda vez dentro de sua má gestão frente à prefeitura de Teixeira de Freitas. O primeiro bloqueio dos bens do prefeito foi motivado pelo uso indevido da BA 290 para realização do Teixeira Folia 2013. O gestor realizou a festa na Avenida Getúlio Vargas, sem celebrar qualquer convenio com o estado que o permitisse usar o solo da BA 290, onde passa a avenida.

O segundo bloqueio dos bens de João do PT foi devido a um contrato para fornecimento de um software para educação. Esse fato motivou uma investigação da Polícia Federal e foi novamente pedido o bloqueio dos seus bens junto ao tribunal de justiça, e até agora os bens estão bloqueados.

Neste contrato do software, que motivou o bloqueio dos bens de João do PT pela segunda vez, ele ainda corre risco de ter o mandato cassado e ser preso. Segundo entendimento jurídico, o bloqueio dos bens foi apenas o primeiro passo para uma eventual perca de mandato e uma possível prisão, que deve acontecer até maio de 2016.

Pesa contra João dos Frangos o fato de não ter, neste quase três anos de seu mandato, nenhuma obra que justifique o montante de recursos que passaram pelos cofres municipais durante sua gestão ter sido executada.

Praticamente, João dos Frangos se apegou em poucas obras realizadas com recursos federais, ou estaduais e deixou os recursos municipais saírem pelo ralo da corrupção.

Só no primeiro ano de sua gestão, passaram pelos cofres municipais pouco mais de 223 milhões de reais. Se levar em consideração que 2014 deve ter passado o mesmo montante, fato que, provavelmente, se repetiu em 2015 foi quase 700 milhões. Apenas de recursos municipais, até agora não há nada no município que justifique este dinheiro.

Não estamos nem calculando que a renda do município deve ter aumentado, tanto em 2014, quanto em 2015, o que deve elevar o montante de recursos para mais 800 milhões. Onde foi aplicado este dinheiro?

João das Multas, João do PT, ou João dos Frangos, que também pode ser chamado de João Pela Pau, vossa majestade o rei dos apelidos, terá muitos problemas para manter uma eventual candidatura à reeleição. O problema dele não é nem os adversários e sim a justiça, que se agir a rigor, ou pelo menos aplicar a lei, não deverá permitir sua candidatura. Isso pode representar sérios perigos ao erário público.

No entanto, João do PT acredita na força da impunidade. Acredita está acima da lei. Ou que seja, ele é a própria lei e vai tentar peitar a justiça, acreditando no super poder que lhe foi confiado pelo seu padrinho político, José Dirceu. Aquele que foi preso na ditadura, no mensalão e está preso na Lava Jato. Pois sempre acreditou na impunidade, mas que agora está pagando por tripudiar da justiça.

Caso consiga reverter sua situação na justiça, João do PT terá outro problema, que é seu desgaste moral perante a sociedade, João do PT enfrenta hoje uma rejeição absoluta, cerca de 75%.  Algo muito difícil de reverter, porém ele acredita poder reverter jogando borra de asfalto para enganar a população as vésperas da eleição como ele têm deixado claro em conversa com seus aliados.

Se ele vai conseguir enganar o povo com borra de asfalto, ai é outra história que só o tempo dirá se vai conseguir.

Até nossa próxima coluna.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário