Destaque

Secretária de saúde Marina Ramalho faz balanço da saúde em Caravelas e destaca avanços

07/06/2017 - 19h05

A secretária de saúde de Caravelas Marina Ramalho em conversa com nossa reportagem destacou os avanços que foram conquistados nos primeiros meses da gestão Silvio Ramalho frente à saúde de Caravelas.

Numa conversa franca a secretária destacou como encontrou e como está a saúde de Caravelas, o que avançou e o que pode avançar ainda mais na saúde de Caravelas.

Confira abaixo a realidade da saúde caravelsense desde que o prefeito Silvio Ramalho e a secretária de saúde Marina Ramalho assumiram a gestão da saúde de Caravelas.

Segundo Marina Ramalho, A realidade da saúde de caravelas nos primeiros meses de governo é conflitante em se constatar o descuido e maus tratos com as unidades e serviços e ao mesmo tempo é contagiante em ver que em tão pouco tempo as ações planejadas ainda na campanha e período de transição surtiram o efeito e os primeiros resultados já são notados e vivenciados por todos nós de caravelas.

As estratégias iniciais em saúde em sua grande maioria foram sendo definidas ainda no período de transição, comportamento de um governo sensato, experiente que tem ciência do que e como deve se fazer. Com as festividades de carnaval próximas aos primeiros dias de governo, a necessidade inicial era garantir o serviço de urgência hospitalar, garantindo o atendimento médico 24 horas com retaguarda de internação, com a equipe completa, para que fosse garantido a oferta e cobertura das necessidades básicas desta modalidade da população de caravelas e seus visitantes. Assim foi feito, redefinido o fluxo de acesso do hospital, o pronto socorro foi transferido de local, reformado e equipado com equipamentos e estruturas novas. Garantindo um serviço digno e qualificado a todos. E este serviço foi aberto e entregue a população antes do começo das festividades do carnaval. Um estudo do sistema de saúde do município apresentava um erro no desenho nos serviços prestados ao município, onde este foi reformulado e a unidade policlínica ficou livre para ser reutilizado no novo desenho de saúde. Onde o ambulatório, as especialidades médicas e fisioterapia foram todos transferidos para a ala ambulatorial do hospital.

Em paralelo a isso, a unidade 09, assim como 80% das unidades básicas de saúde, que estavão degradadas e sucateadas. Estando a 09 em piores condições, foi remanejada para o antigo local da policlínica.

A equipe da saúde em consonância com a administração trabalhava duro para fazer a parte burocrática, e proporcionar o credenciamento das especialidades médicas e exames. Onde os primeiros serviços, de psiquiatria, eletrocardiograma, fisioterapia, nutrição, psicologia, ultrassonografia, laboratório de patologia clínica, raios X, endoscopia e gastroenterologista já estão sendo ofertados a população.

As condições financeiras que foram deixadas pela gestão anterior, não proporcionam a nossa gestão condições de fazer grandes aportes de contrações médicas.

O hospital é custeado 90% de seus custos, pelo governo municipal, e para garantir o funcionamento do mesmo, esforços e renúncias estão sendo empregados.

Mas o reconhecimento veio, não só de nossa população, o governo do estado, reconheceu o modelo diferenciado e eficiente do governo municipal e de sua gestão em saúde, que já realizamos no mês de maio, o mutirão de cirurgias eletivas do governo municipal em parceria com o governo do estado, com uma mega estrutura de atendimento, com médicos cirurgiões, exames de ultrassonografia, ECG e raios-X, ficando duas carretas atendendo a população de caravelas, sendo referência para este atendimento para Nova Viçosa e Mucuri.

As cirurgias de hérnias, histerectomias, vesículas por vídeo, foram triadas e executadas, onde mais 100 pacientes de caravelas sejam operados e beneficiados por este serviço.

No mês de maio, o serviço de oftalmologia chegou ao município para tratar dos nossos pacientes de glaucoma, atendendo uma média de 250 pacientes, já ofertando o colírio para a o tratamento de nossos pacientes.

Tudo isso monitorado e acompanhado pelo nosso serviço de regulação.

Nestes primeiros meses, os resultados já estão à vista de todos.

Mas o planejamento está em andamento, e grandes projetos estão em ponto de aplicabilidade. A secretaria de saúde, esta em sintonia com o governo do Estado, e em alinhando e unindo forças com os municípios de Alcobaça e Prado, para reorganizar e recuperar os serviços de saúde desta mesma região. Teixeira de Freitas apoia e incentiva as ações de reorganização destes municípios e um novo tempo na saúde já está sendo vivenciado no município.

A saúde não pode ser aplicada isoladamente, em todas as áreas tem saúde, na educação, no social, na administração, e a gestora de saúde esta antenada e alinhada com estas pastas, e ações integradas já foram aplicadas, como os mutirões de saúde em Barcelona, Ferraznópolis, Juerana, Nova Tribuna e Rancho alegre fazendo o cadastro do cartão SUS.

A atenção básica, as unidades já têm médicos, equipe completa, e nos distritos que tem mais população e necessidade, estamos aportando esforços para que o médico resida na localidade e tenha um elo de vivência com a comunidade.

Cadeiras odontológicas e equipe de odontologia já estão nas unidades. O cenário é outro.

O fato é que a saúde esta de cara nova. Mas há muito que fazer. Atualmente se cobra que coisas que não foram feitas em 04 anos anteriores sejam realizadas em poucos meses, o que é injusto, tratando de maneira desigual a nossa gestão, estamos sendo tratados como se os erros dos gestores anteriores fossem nossos, e na verdade os primeiros dias de nossa gestão sendo melhores que os 04 anos de mandato anterior.

É preciso ter paciência, fé em Deus, competência e dedicação e tudo será feito.

Acreditamos que estamos no caminho certo. Sabemos que há muito a se fazer, queremos e vamos fazer. Temos o valor da vida humana empregado como nosso bem maior, que militamos por um SUS de qualidade e aplicável.

Pedimos a todos a colaboração e paciência. Agradecemos a cada pessoa colaborador ou morador, a todos que ajudaram e nos ajudam a mudar a realidade e ajudar tornar a vida das pessoas melhor. E agradecemos também aos que estavam contra, por não atrapalharem tanto, que não nos impediu de realizar tudo que fizemos até aqui.


Deixe seu comentário