Colunistas

TCM mantém rejeição das contas e deixa João Bosco na berlinda

15/06/2015 - 19h11
Pensando com Coragem novo texto

Olá amigo, mais uma vez estamos de volta, em nosso bate papo semanal. Espero que tudo lhe ocorra bem esta semana e que você possa alcançar seus objetivos, caso não ocorra erga a cabeça e tente novamente.

A semana que passou não foi das melhores para as pretensões do prefeito municipal de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, houve dois acontecimentos que podem afetar diretamente as pretensões políticas do mesmo. Na primeira estourou uma bomba levantada pela repórter Viviane Moreira do site Opovonews e por Nelcy Fontes Valença, a Nelcy da Francap e do site Fiscalizar extremo sul.

Neste episódio ficou constatado que a empresa que teria sido contratada, através de processo licitatório, para prestar o concurso público da prefeitura possui serias complicações com a justiça. Dentre elas a proibição de contratar com os órgãos públicos.

A empresa é acusada, entre outras coisas, de fraudar a realização de concursos por onde passa. E isso acabou lhe custando uma condenação da justiça.

Além disso, no endereço onde aparece no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica existe uma clinica e não uma empresa que realiza concursos públicos. O que coloca a empresa em endereço fantasma.

Isso ai será um imbróglio para a justiça resolver. Já que as encarregadas da descoberta se encarregaram de denunciar o mal feito ao Ministério Público. Com isso o MP deve posicionar e só depois disso poderemos saber se vai ou não ter o concurso ou se vai ser necessário à contratação de outra empresa para realização.

Já como se não bastasse à descoberta de diversas irregularidades envolvendo a realização do concurso, João ainda amargou a noticia de que o TCM manteve o parecer pela reprovação de suas contas e determinou que o mesmo fosse encaminhado ao Ministério Público. Fato que dificulta as ações de João politicamente.

Essa decisão deixa João na berlinda. Agora ele deve optar por duas decisões, a primeira e a mais viável, é que ele deve derramar dinheiro no bolso dos vereadores para tentar reverter o parecer do TCM.

A segunda opção seria João Bosco e sua trupe articular para que as contas não entrassem em votação na Câmara Municipal. Fato que não é difícil. E seria um caminho mais fácil, já que o presidente come na mão do prefeito e estaria pronto a obedecer às ordens do prefeito.

Para reverter, na Câmara, João precisaria de 13 votos. O mesmo número de votos que ele conseguiu para eleger o vereador Miro como presidente da Câmara. E isso não é difícil, já que toda vez que a mala preta passa, os vereadores mudam de opinião.

Eu só pergunto a cada vereador que votar favorável. Com que cara eles vão olhar na cara dos eleitores e dizer que aprovou as contas de João Bosco?

O vereador é livre para votar como ele quiser, o que ele não pode é subestimar a inteligência do eleitor. Não é possível que o prefeito tenha que devolver quase um milhão de reais aos cofres públicos e os vereadores não enxerguem irregularidades suficientes para reprovarem as contas.

Aprovar as contas de um prefeito que decretou estado de emergência na cidade e mandou gastar um milhão de reais na realização da festa da cidade. Celebrou um contrato, na bagatela de cinco milhões, com uma empresa apenas para fornecer um software para educação. Na verdade, este software nunca foi disponibilizado, mas o dinheiro criou asa.

Seria como dar um tapa na cara do cidadão de bem. O TCM fez o que todos já sabiam, quando houve a decretação do estado de emergência. Ocorre que não podemos esperar o mesmo da Câmara de Vereadores.

Como diria Juvenal das Laranjas: “Aqui tem19 bananas”. O problema não é ter bananas, é ter bananas estragadas no meio da penca. Uma banana podre pode deixar mau cheirosa e acabar apodrecendo as demais.

Bom, não dar pra esperar muita coisa, só nos resta esperar a lambança que será feita pela Câmara Municipal.

Então, depois os vereadores vão querer a reeleição em 2016. E é bom eles botarem as barbas de molho e saberem que em 2012 só voltou um.  Cuidado porque o fenômeno pode se repetir. Olha que eram 11 disputando 19 vagas e só um conseguiu.  Imagine 19 disputando 19 com outras pessoas, as quais não ficarão queimadas por votarem uma conta tão inescrupulosa.

Vamos esperar para ver o que vai acontecer.

Boa Semana e até a próxima.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário