Destaque

TCU concede mais 15 dias para governo federal explicar contas de 2014

27/08/2015 - 11h11
Dilma

O Tribunal de Contas da União (TCU), aceitou o pedido do Executivo Federal e vai estender em mais 15 dias o prazo para o governo esclarecer as supostas irregularidades nas contas de 2014. A solicitação foi aprovada em sessão da corte, nesta quarta-feira (26), de acordo com o G1.

No último dia 12, o TCU já havia dado o prazo de 15 dias – que se encerraria nesta quinta-feira (27) – para que a presidente Dilma Rousseff (PT) apresentasse novos esclarecimentos sobre as contas de 2014. O TCU investiga se houve as chamadas “pedaladas fiscais” para aliviar as contas públicas naquele ano. As manobras consistem no atraso de repasses para instituições financeiras públicas do dinheiro de benefícios sociais e previdenciários, como Bolsa Família, seguro-desemprego e subsídios agrícolas.

O atraso permite ao governo ter dinheiro em caixa por mais tempo, mas obra as instituições bancárias, como Caixa e Banco do Brasil, a usar recursos próprios para honrar os compromissos. O TCU afirma que a prática permitiu ao governo melhorar o resultado das contas públicas, inflando o superávit primário (economia para pagar juros da dívida pública e tentar manter a trajetória de queda). O governo, por sua vez, argumenta que não há irregularidades na manobra de atraso de pagamentos a bancos públicos e diz que esse procedimento já foi realizado pelos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte Bahianoticias


Deixe seu comentário