Destaque

Centros Cirúrgicos concretizados e novas salas para 20 novos leitos no HMTF

01/06/2017 - 17h12

Houve muita especulação junto as mídias sociais sobre se a prefeitura de Teixeira de Freitas, conseguiria ou não, construir e equipar salas com 20 novos leitos a tempo para atender ao mutirão de cirurgias  e posteriormente atender a demanda crescente no hospital.  Por esse motivo fomos na tarde de ontem (31), visitar o local, para saber em que ponto está o andamento das obras no HMTF (Hospital Municipal de Teixeira de Freitas).

A promessa do prefeito Timóteo Brito, deve ser  concretizada antes do previsto pois a maioria das salas já está em fase de acabamento e outras estão sendo finalizadas. Três novos centros cirúrgicos também já estão em plena atividade.

No entanto questionamos a situação precária em que se encontra o setor de emergência mas, segundo o mestre de obras, Jorge Francisco dos Santos, a ordem que ele tem é de que, após concretizar toda estrutura dos novos leitos, deverá reformar todos os outros ambientes e que, “até a menor sala do hospital não pode ser esquecida. Não vai ficar um espaço sequer sem reforma, é o comando que recebi” explicou o mestre de obras.

De acordo com Jorge Francisco, estrutura atual está cheia de espaços inadequados onde germes podem se acumular e por isso, do piso ao teto, muita coisa deve ser mudada.

   “São detalhes como por exemplo a escolha certa do piso e o arredondamento dos cantos das paredes, coisas que aos olhos de quem não conhece parecem simples mas que na estrutura de um ambiente hospitalar pode significar muito”, comentou.

Ainda segundo ele, para cada sala dos novos leitos, estão sendo instalados ar condicionados de 12 mil BTUs e para área do Centro Cirúrgico um de 60 mil BTUs.

O Mutirão de Cirurgias começa no dia 10 de junho e as operações e a convalescença acontecerá nessa nova estrutura, onde cerca de 20 cirurgias serão efetuadas por dia até atender mais de 700 pessoas com necessidades cirúrgica.


Katia Armini/Foco no Poder

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem


Saiba mais:



Deixe seu comentário