Destaque

Mais de 400 cirurgias foram realizadas no HMTF em 20 dias

28/06/2017 - 16h29

Com a reativação de duas salas cirúrgicas e a aquisição de novos equipamentos pela S3 Estratégias e Soluções em Saúde, entidade que administra o HMTF (Hospital Municipal de Teixeira de Freitas), a unidade conseguiu realizar mais de 400 cirurgias de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal), histerectomia (retirada do útero) e colecistectomia (vesícula) nos últimos 20 dias. Esse mutirão de cirurgias eletivas que beneficia o Extremo Sul da Bahia é fruto da parceria entre o Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde e a S3.

Uma das beneficiadas foi a moradora de Santa Cruz de Cabrália, Dinah Santos Souto. Ela passou por uma cirurgia de hérnia. Segundo Dinah, o problema foi diagnosticado em 2010.

   “Já tinha procurado atendimento outras vezes, mas não dava encaminhamento. Com o mutirão consegui fazer a cirurgia rapidamente. Desde o pré-operatório até depois do procedimento fui muito bem tratada e orientada pelos profissionais“, afirma Dinah.

   De acordo com o diretor-executivo da S3 Estratégias e Soluções em Saúde, Mateus Simões, que é um dos responsáveis pela gestão do hospital, maternidade e UPA do município, “desde o início demos o total apoio ao projeto. Quando assumimos a gestão no dia 1º de maio, o hospital só tinha duas salas em funcionamento e os equipamentos estavam sucateados. Agora, após a manutenção e aquisição de novos itens, colocarmos pra funcionar todas as salas cirúrgicas, o que nos permitiu ampliar a quantidade de procedimentos por dia“, pontua o diretor-executivo.

Mutirão

Iniciado em setembro de 2016 pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras, o Mutirão de Cirurgias já beneficiou mais de 7 mil baianos de 213 municípios, cujo destaque é o atendimento integral. O paciente realiza exames e consultas pré-operatórias até o pós-operatório, com a garantia de dispensação dos medicamentos necessários para a recuperação completa do paciente.

   “Mais importante que os números, é a possibilidade de devolução da qualidade de vida a cada um que é atendido no Mutirão. Alguns deixam até mesmo de fazer coisas simples no dia a dia por conta dos problemas de saúde. Essa ação tem conseguido trazer de volta a alegria não só dos pacientes, mas também dos familiares“, avalia o secretário municipal de saúde, José Archângelo.


Comunicação S3 Saúde 

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem



Deixe seu comentário