Destaque

Secretaria de Saúde e diretoria do HMTF se reuniram com a OPO para alinharem rotinas de melhor captação de órgãos

10/04/2018 - 16h34

Na última semana estivemos reunidos com a equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO), da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (SESAB), para tratarmos do alinhamento das rotinas da equipe da OPO de Teixeira Freitas, que é uma referência para toda macro região do Extremo Sul, levantamos as lacunas e salientamos a importância da capitação de órgãos para quem precisa.

A equipe da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas esteve presente junto a diretoria do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF) dona Rosa Sales, Dr Evandro e Dr Valdir, que juntamente com a equipe da SESAB qualificaram as ações e traçamos metas para melhor atender todos nós que utilizamos o serviço de Saúde.

   Na oportunidade, foi reforçada a informação de Itabuna como referência macro regional, juntamente com Salvador para transplantes.

Quando a família autoriza a doação, a OPO informa a viabilidade do doador à Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO), que realiza a distribuição dos órgãos, indicando a equipe transplantadora responsável pela retirada e implante do mesmo.

A OPO tem o papel de coordenação supra-hospitalar, responsável por organizar e apoiar, no âmbito de sua atuação e em conformidade com o estabelecido no Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes, as atividades relacionadas ao processo de doação de órgãos e tecidos, a manutenção de possível doador, a identificação e a busca de soluções para as fragilidades do processo, a construção de parcerias, o desenvolvimento de atividades de trabalho e a capacitação para identificação e efetivação da doação de órgãos ou tecidos.

A OPO tem como objetivo exercer atividades de identificação, manutenção e captação de potenciais doadores para fins de transplantes de órgãos e tecidos no âmbito de sua atuação.


Por Ascom 

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem



Deixe seu comentário