Destaque

Teixeira recebe mutirões para cirurgias eletivas e de glaucoma

22/04/2017 - 18h18

Teixeira de Freitas recebe nos próximos dias, dois mutirões para realização de cirurgias, as eletivas e de glaucoma. A notícia foi dada na manhã de sábado, 22 de abril, em uma coletiva de imprensa realizada no gabinete da prefeitura com o secretário de Saúde, José Arcangêlo Depisol, o médico Mário Frigeri e a enfermeira Marcilei Casagrande – coordenadores da ação.

O mutirão para cirurgias eletivas ocorre entre 16 e 18 de maio, em uma estrutura montada na área do shopping PátioMix. Os pacientes passarão por uma triagem e serão submetidos ao procedimento pré-operatório tendo suas cirurgias agendadas.

De acordo com o secretário, a depender da avaliação, a cirurgia poderá ser agendada para o mesmo dia.

São 690 pacientes de Teixeira de Freitas com nomes na Lista Única e que deverão ser atendidos no mutirão.

Para facilitar o procedimento ao paciente e garantir o atendimento, a secretaria de Saúde do município já recebe os inclusos na Lista Única a partir desta segunda-feira, 24 de abril, para uma pré-triagem.

A secretaria trabalha junto a Atenção Básica e agentes comunitários para assegurar o atendimento com levantamento de documentos e exames exigidos no mutirão. Existe ainda uma ação parceira do Hemoba para doação de sangue, o objetivo é garantir o estoque mediante as cirurgias em uma estrutura disponibilizada pelo Hospital Municipal. Para o mutirão estarão disponíveis procedimentos para vesícula, hérnia e histerectomia (retirada do útero).

Diferentes das de urgência e situações emergenciais, as cirurgias eletivas são aquelas em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento. Geralmente elas são realizadas após diversos exames, que são feitos para obter as melhores condições de saúde de saúde do paciente.

Mutirão do Glaucoma

O mutirão para cirurgias de Glaucoma é resultado da retomada dos atendimentos que estavam paralisados desde setembro do ano passado, segundo Mário Frigeri.

870 pacientes já cadastrados no programa executado pela prefeitura em parceria com os governos Federal e Estadual deverão ser atendidos em quatro datas: 25 de abril; 4 e 5 de maio e 23 e 24 também de maio.

Marcilei  explica que serão 200 atendimentos por dia, além dos pacientes já assistidos pelo programa, novos cadastros poderão ser feitos ao logo do mutirão que ocorre no Centro Especializado de Reabilitação (CER-IV), na Avenida das Nações.

A primeira etapa do mutirão consiste na triagem e distribuição dos kits, mas caso seja identificada a necessidade emergencial de cirurgia em algum paciente, essa deverá ser feita imediatamente.

O extremo Sul baiano possui 3.650 casos de glaucoma diagnosticados e 24% deles são de Teixeira de Freitas. O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira.

Na maioria dos casos, vem acompanhado de pressão intraocular elevada, mas pode ocorrer glaucoma de “baixa pressão”.

Por Uinderlei Guimarães/Fotos Paulo de Souza


Deixe seu comentário