Fibria divulga Relatório 2016 apresentando sua estratégia de gerar e compartilhar valor
Um novo horizonte para todos é o tema do Relatório 2016 da Fibria, empresa brasileira de base florestal, líder mundial na produção de celulose de eucalipto. O Relatório Fibria 2016 narra as práticas, os resultados e os desafios da companhia ao longo do ano passado e de que maneira as suas atividades impactaram o mercado em que atua e o relacionamento com os seus stakeholders.
“A Fibria sempre se posicionou como uma empresa dedicada a gerar valor econômico, social e ambiental a partir da floresta plantada. Do ponto de vista econômico, lideramos a produção mundial de celulose de eucalipto. Na dimensão ambiental, somos parte da solução para as adversidades causadas pelas mudanças do clima. E na área social, realizamos projetos em parceria com as comunidades e mantemos diálogo permanente nos municípios onde operamos”, afirma José Luciano Penido, presidente do Conselho de Administração da Fibria.
“Queremos fazer a diferença estabelecendo os melhores padrões em nossas florestas plantadas, conservando e restaurando as matas nativas, bem como buscando a maior eficiência nas nossas operações industriais e de logística. Tudo isso, porém, sem descuidar dos nossos compromissos com o diálogo e a criação de valor para nossos públicos”, diz Marcelo Castelli, presidente e CEO da Fibria.
No Relatório Fibria 2016, a empresa privilegia o formato online para facilitar o acesso às informações, permitir maior interatividade e conferir clareza e profundidade ao conteúdo completo. No website (www.fibria.com.br/r2016), um infográfico interativo mostra a cadeia de valor da Fibria e traz alguns dos desafios socioambientais vividos pelo negócio.
Vídeos apoiam a narrativa apresentando o projeto Horizonte 2, que constrói a segunda linha de produção de celulose da empresa em Três Lagoas (MS), e também as entrevistas com o presidente do Conselho de Administração, José Luciano Penido, (http://www.fibria.com.br/r2016/pt/entrevista-com-o-presidente-do-conselho-de-administracao.html) e com o CEO e presidente da Fibria, Marcelo Castelli (http://www.fibria.com.br/r2016/pt/entrevista-com-o-presidente.html)
“Ampliamos ainda mais os formatos multimídia, que permitem amplo acesso e interatividade com os diversos públicos que queremos atingir”, aponta Geraldo Magella, gerente de Comunicação Corporativa da Fibria.
A Fibria desenvolveu também uma Central de Indicadores (http://www.fibria.com.br/r2016/indicadores/pt/) para o público com perfil técnico e especialista, focado em dados e números da companhia. Trata-se de um abrangente painel que mostra o desempenho da empresa e utiliza gráficos interativos que permitem a mudança de formato e o recorte das informações. Também é permitido o download nos formatos pdf e csv, e o compartilhamento das informações nas mídias sociais.
Além do formato digital, há uma versão resumida impressa e dois pôsteres com infográficos: um para o público geral e outro para parceiros de negócios. O relatório segue as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative) e do IIRC (International Integrated Reporting Council), e usa como referencial os SDG (Sustainable Development Goals).
Destaques 2016
Expansão da unidade de Três Lagoas (MS)
O Projeto Horizonte 2, que constrói a segunda linha de produção de celulose da empresa no Mato Grosso do Sul e é um dos maiores investimentos privados do Brasil, da ordem de R$ 7,5 bilhões, tem como pano de fundo as conquistas e os dilemas socioambientais de uma obra desse porte.
Para enfrentar esse desafio de se construir um novo horizonte para todos, a Fibria se valeu da sua habilidade para o diálogo aberto e transparente. Dessas conversas, surgiram vários projetos multissetoriais, envolvendo a companhia, outras empresas, associações, ONGs, academia e as diferentes esferas de governo.
Um vídeo sobre o projeto Horizonte 2 está disponível no website do Relatório Fibria 2016, no link (http://www.fibria.com.br/r2016/pt/projeto-horizonte-2.html).
Nova Meta de Longo Prazo
Com o objetivo de garantir a implementação da estratégia e da sustentabilidade do negócio, a Fibria estabeleceu Metas de Longo Prazo que direcionam a atuação da empresa até 2025. Em 2016, a Fibria estabeleceu uma nova Meta, com foco em água, que se desdobra nas frentes:
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Floresta: realizar a gestão hídrica em microbacias nas florestas da Fibria e disseminar conhecimento técnico sobre o tema para os nossos vizinhos em bacias críticas.
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Viveiros: reduzir 17% do consumo específico de captação de água por muda produzida.
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Indústria: reduzir 17% do consumo de captação de água por tonelada de celulose produzida.
Investimento social
O PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural Territorial) tem ajudado a Fibria a levar valor e fortalecer vínculos nas comunidades rurais onde está inserida. O programa capacita agricultores familiares para a produção de culturas variadas e a criação de pequenos animais.
A iniciativa contribui atualmente para o incremento da renda de mais de 5 mil famílias. O crescimento da renda desde o início do programa é da ordem de 4 a 5 salários mínimos por família.
O Relatório Fibria 2016, seus vídeos e infográficos estão disponíveis em: www.fibria.com.br/r2016.
Edição Bell Kojima/Repórter Coragem