Destaque

Orquestra Regional do Extremo Sul apresenta concerto inédito em Teixeira de Freitas e Itamaraju

07/06/2017 - 17h16

Cerca de 100 crianças, adolescentes e jovens de diferentes projetos sociais e musicais formam juntos a Orquestra Regional do Extremo Sul, que apresenta neste mês de junho concerto inédito em duas importantes cidades da região. Em Teixeira de Freitas, a apresentação acontece na sexta-feira (9), às 19h30, no auditório da IBM (Igreja Batista Memorial), e terá transmissão ao vivo pelo Facebook do ICED – Projeto Orquestrando Futuros. Em Itamaraju, o concerto será no sábado (10), às 19h, no auditório da Facisa (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas). As atividades são gratuitas.

Na programação deste ano, a Orquestra Regional do Extremo Sul será a segunda a se apresentar por meio do projeto Caravanas Pedagógicas. O primeiro concerto foi realizado pela Orquestra Regional da Costa do Descobrimento, no mês de abril, em Porto Seguro. Além do Extremo Sul e Costa do Descobrimento, o projeto ajudou na formação de outras três Orquestras Regionais, em diferentes Territórios de Identidade: Irecê, Piemonte da Diamantina e Sisal. A ação é realizada pela Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e integra as comemorações dos 10 anos do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

Desde outubro 2016, os músicos da Orquestra do Extremo Sul participam de oficinas de técnica instrumental e ensaios ministrados por multiplicadores do programa NEOJIBA. Os jovens são alunos dos projetos ABC do Ó, de Itanhém, Associação Cultural Dona Flora e FLASB (Filarmônica Lira São Bernardo), sediados no município de Alcobaça, e do ICED (Projeto Orquestrando Futuros e NEMAD), de Teixeira de Freitas.

A Orquestra Regional do Extremo Sul tem todos os naipes de uma orquestra sinfônica e preparou um repertório de composições eruditas e populares para apresentar ao público. Entre elas, a Dança Húngara no. 5, de Brahms, e Gonzagueando, do maestro Duda, com orquestração do músico e multiplicador do NEOJIBA, Jamberê Cerqueira.

   “Trabalhamos com a orquestra seguindo o repertório sequencial aplicado no NEOJIBA, que possibilita a evolução técnica de todas as famílias de instrumentos. Assim, o grupo cresce junto a partir dos desafios propostos. Esta é a grande novidade das orquestras regionais que estão sendo constituídas com o apoio do NEOJIBA. O resultado no Extremo Sul é espetacular“, explica o maestro Helder Passinho Junior, destacando também o interesse e aprendizado dos alunos.

Entre seus integrantes, estão nove crianças selecionadas a partir de um edital público para compor a primeira orquestra sinfônica infantil da Bahia. Outra ação comemorativa dos 10 anos do NEOJIBA, que irá reunir 100 crianças e jovens para uma residência artística e apresentações públicas em Salvador no mês de outubro. Um deles foi o violinista Jony Nascimento, de 15 anos, de Teixeira de Freitas.

   “É totalmente diferente participar de uma orquestra. São várias pessoas, outros naipes, instrumentos que não conhecemos e passamos a conhecer”, conta Jony sobre a experiência de trabalho em conjunto vivida na Regional do Extremo Sul.

Sobre a Orquestra Infantil da Bahia, ele completa:

   “Para mim, é uma oportunidade única de conhecer novas pessoas, lugares e grandes professores”.

Caravanas Pedagógicas

Iniciado em outubro de 2016, o projeto das Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado. Cerca de 500 jovens músicos no interior da Bahia integram as cinco Orquestras Regionais, numa média de 100 por grupo, todos pertencentes a projetos sociais e musicais baianos.

O projeto conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. No Extremo Sul, conta com a parceria do ABC do Ó, Associação Cultural Dona Flora, FLASB, IBM (Igreja Batista Memorial), NEMAD e ICED, importante instituição da região, que também realiza a produção local da caravana. Em Itamaraju, a ação também tem a parceria da prefeitura local e Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.

Serviço

Concertos da Orquestra Regional do Extremo Sul

  • Dia 9 de junho (sexta-feira), às 19h30

Teixeira de Freitas

Auditório da IBM (Igreja Batista Memorial)

Endereço: Avenida Nove de Maio, n 29, Jardim Caraipe

Este concerto terá transmissão ao vivo pelo facebook.com/iced.teixeira.

  • Dia 10 de junho (sábado), às 19h

Itamaraju

Auditório da Facisa (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas)

Endereço: BR 101, Km 808, n 1130, Santo Antônio do Monte

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia

É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado.

A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos.

O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.


Edição Bell Kojima/Repórter Coragem



Deixe seu comentário