Sesab faz auditoria no hospital de Guaratinga para apurar denúncias de fraudes nas internações
Entre 19 e 22 de setembro, auditores da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), estarão em Guaratinga, extremo sul baiano, realizando auditoria no Hospital e Maternidade Joana Moura, por determinação do secretário estadual de Saúde Fábio Vilas-Boas, para apurar denúncias de supostas fraudes nas Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) feitas pelo vice-prefeito Ezequiel Xavier, veiculadas na imprensa regional.
Entre as fraudes apontadas pelo vice-prefeito, estariam a internação de, ao menos, quatro pessoas já falecidas, cujas internações fraudulentas teriam sido faturadas contra o SUS pelo hospital.
Ainda de acordo com Ezequiel, as famílias dos “mortos” estariam revoltadas com a situação. Também existiriam outros moradores da cidade que nunca foram internados no hospital cujos nomes constariam na lista das AIHs.
A auditoria da Sesab vai conferir os prontuários médicos referentes às AIHs de 2016 e até julho deste ano, além da documentação legal do hospital, escalas de serviço, trabalho das comissões técnicas, além do alvará sanitário.
A prefeita Cristine Pinto (PSD), mantém no cargo o secretário municipal de Saúde mesmo após as denúncias. Há rumores de ameaça feitas ao vice-prefeito e a uma jornalista após as supostas fraudes se tornarem públicas.
Geraldinho Alves/Bahia 40graus
Edição Bell Kojima/Repórter Coragem
Entenda o caso:
Fraude na Saúde de Guaratinga é destaque na mídia estadual
Investigações das fraudes nas internações hospitalares pelo SUS em Guaratinga ainda estão sem resultado
Fraudes no hospital de Guaratinga chega ao jornal A Tarde, na coluna de Levi
Prefeita de Guaratinga mantém secretário de Saúde no cargo apesar das fraudes no hospital Joana Moura