Fraudes nas AIHs: Auditoria da Sesab apura as denúncias e ouve o vice-prefeito de Guaratinga
O vice-prefeito Ezequiel Xavier foi ouvido nesta quinta-feira (21), pela auditoria enviada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) à Guaratinga para investigar denúncias de fraudes no faturamento das AIHs (Autorizações de Internação Hospitalar) no Hospital Municipal e Maternidade Joana Moura.
Ezequiel disse aos auditores que procurou a prefeita Christine Pinto em fevereiro deste ano, para denunciar irregularidades na saúde pública municipal e que ele também procurou o secretário municipal de Saúde.
O vice-prefeito disse ainda que por ser médica, a prefeita sabe como funciona o faturamento das AIHs, tanto quanto o secretário municipal de Saúde, que é enfermeiro.
Ainda de acordo com Ezequiel, o hospital ficou fechado para reforma de fevereiro as julho, com os pacientes de Guaratinga sendo encaminhados para hospitais de cidades vizinhas.
O vice-prefeito relatou também que ao verificar as AIHs faturadas contra o SUS pelo hospital notou que eram do período em que o Joana Moura estava em reforma e que os pacientes não foram atendidos na unidade de saúde. O mais grave: até pessoas falecidas antes do período constavam na relação.
Geraldinho Alves/Bahia 40graus
Edição Bell Kojima/Repórter Coragem
Entenda o caso:
Fraude na Saúde de Guaratinga é destaque na mídia estadual
Investigações das fraudes nas internações hospitalares pelo SUS em Guaratinga ainda estão sem resultado
Fraudes no hospital de Guaratinga chega ao jornal A Tarde, na coluna de Levi
Prefeita de Guaratinga mantém secretário de Saúde no cargo apesar das fraudes no hospital Joana Moura
Sesab faz auditoria no hospital de Guaratinga para apurar denúncias de fraudes nas internações