Dia dos Solteiros: grupo chinês Alibaba vende US$ 25 bilhões em 24h
Em 24 horas, gigante chinês do e-commerce vendeu uma quantia equivalente ao PIB do Afeganistão
Neste domingo (12), o grupo anunciou em sua página on-line que o valor de vendas da véspera chegou a 168,3 bilhões de iuanes.
O “Dia dos Solteiros” foi criado em 2009 pelo Alibaba, data em que registra um boom de vendas com promoções agressivas.
No total, o volume de vendas teve um aumento de 39% em relação ao ano anterior, quando registrou 120,7 bilhões de iuanes (US$ 17,8 bilhões).
Em 24 horas, Alibaba vendeu uma quantia equivalente ao PIB do Afeganistão ou de Honduras.
No auge do sábado, foram registrados 256 mil pagamentos por segundo. Mais de 90% das transações registradas pela plataforma de pagamentos on-line do Alibaba foram por celular.
As vendas dos concorrentes, como a JD.com, também dispararam no sábado.
O Dia do Solteiro ou 11/11, é uma verdadeira sensação na China e há anos se transformou na data que mais registra vendas online no mundo todo. As compras feitas nesse dia são 2,5 vezes maiores do que o total da “Black Friday” e do “Cyber Monday” juntos, quando o comércio nos Estados Unidos lança as suas promoções.
Em outros países do mundo, inclusive no Brasil, as promoções são disponibilizadas através do portal Aliexpress.
O evento faz com que clientes na China procurem barganhas – e encham seus carrinhos de compras online – enquanto as transportadores se preparam para uma estimativa de 1,5 bilhão de encomendas nos próximos seis dias.
Jack Ma, presidente do Grupo Alibaba, e a atriz Nicole Kidman
A contagem regressiva começou poucos minutos depois do final de uma enorme festa em Xangai, na região oeste da China, na qual pessoalidades como a atriz Nicole Kidman incentivaram aos chineses a participar da grande data. A atriz apresentou o trailer de um curta sobre artes marciais no qual o excêntrico Jack Ma, fundador do Alibaba e um dos homens mais ricos da China, estreia como ator. Após a exibição do filme, que estreia hoje, o empresário apareceu no palco, com outros atores, todos vestidos com trajes tradicionais.
Também participaram da festa a modelo brasileira da Victoria’s Secret Lais Ribeiro, a tenista russa Maria Sharapova, o ex-jogador português de futebol Luis Figo, o cantor americano Pharrell Williams.
O evento, que surgiu em 2009, com a participação de apenas 27 marcas, registrou no ano passado uma participação de mais de 100 mil lojas. Ao todo, a Cainiao, a empresa de entregas pertencente ao grupo, processou 657 milhões pedidos e chegou a registrar 175 mil ordens por segundo.
Segundo disse poucas horas antes do início do evento o vice-presidente executivo da companhia, Joseph Tsai, era o dia mais importante do mundo para o comércio e “um grande evento para a economia da China”.