São Paulo fica em estado de atenção devido ao frio
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção na noite desta quarta-feira 18, devido às baixas temperaturas. Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, os termômetros chegaram a registrar temperaturas abaixo de 13°C, que, aliadas ao vento, provocam sensação térmica ainda menor.
Com o declaração da atenção, órgãos da prefeitura passam a dar encaminhamento ou acolhimento a pessoas em situação de risco na cidade, caso haja chamadas.
A Defesa Civil recebe a previsão meteorológica do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, e, de acordo com a temperatura, decreta os estados de criticidade em uma escala que passa por observação, atenção e alerta.
Um massa de ar polar avança por São Paulo, e as temperaturas devem oscilar entre 7°C e 8°C na madrugada –se confirmado, será a menor temperatura do ano na cidade. O menor registro, até então, tinha sido 8,8 ºC no último domingo (15).
No extremo da zona sul, na região dos bairros de Parelheiros e Marsilac, os termômetros devem registrar 5°C durante a noite.
A previsão é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo o órgão, a cidade tem diferentes microclimas por conta dos diferentes graus da urbanização e relevo, o que explica a variação de temperatura na capital paulista.
Com a frente fria, há possibilidade de geada nas regiões do Vale do Ribeira e Paranapanema, sul da serra de Paranapiacaba e na serra de Mantiqueira.
Pela manhã, o frio permanecerá intenso. A tarde terá poucas nuvens e presença do sol, mas a temperatura máxima não ultrapassa os 19ºC.
Por: afolha