Destaque

“Não faltam vagas para alunos da rede municipal de Teixeira de Freitas”, diz secretário

30/01/2018 - 09h03

Brasileiro tem a mania de deixar tudo para última hora e, em Teixeira de Freitas, aqueles pais que seguiram esta máxima e ainda não matricularam os filhos, sentiram certo alívio (momentâneo) ao verem sendo amplamente divulgados em sites locais, na sexta-feira (26), o quadro de vagas disponíveis em diversas escolas do município.

Ocorre que, há, sempre, uma demanda muito grande em determinados bairros, o que faz com que, pais cientes disso, se submetam a situações extremas de dormir na fila para tentar garantir a vaga de seu filho na escola de seu interesse – geralmente, a mais próxima a sua residência.

No entanto, ao contrário do que muitos temem com a proximidade do retorno às aulas em Teixeira  de Freitas, que será nesta quinta, 1º de fevereiro, conforme assegura a Constituição, nenhuma  criança ficará sem ser matriculada, embora, seja compreensível que haja uma quantidade de vagas, em alguns bairros, menor que o necessário para evitar o deslocamento de alunos para bairros vizinhos. Mas, como já explicado pelo secretário de Educação, Hermon Freitas, nenhum criança ficará mais de 2 km de distância de sua casa e, caso isso ocorra, o município assegura o direito ao transporte escolar.

Diante de muito alarde em torno do assunto, o secretário explica que não corre o risco de faltar vagas para os alunos da rede municipal. Falou, também, dos desafios enfrentados pela secretaria com a implantação de dois novos bairros próximos ao Colina Verde, o que “trouxe mais de 1.500 famílias e, com isso, em torno de 1.000 alunos”. O maior desafio do secretário é acomodar essas crianças o mais próximo possível de suas casas, todavia, segundo suas palavras, o grande problema é que o governo anterior não preparou nem escolas nem creches para atender essa demanda, com isso, a prefeitura de Teixeira de Freitas “está ampliando a Escola Geny e retomando as obras da creche do bairro Colina Verde para acomodar parte desses alunos”.

Atualmente, em todo município de Teixeira de Freitas, tem mais de 4 mil vagas livres. O secretário explica que esses alunos que não forem acomodados nesses bairros novos e o próprio Colina Verde, terão transporte para que possam estudar em escolas onde têm vagas. “É importante ressaltar temos vagas para todos os alunos e as filas que muito veem se formando é a necessidade dos pais de matricular os filhos próximo a suas casa, mas, nem todos os bairros as escolas próximas comportam todos os alunos do bairro e, em alguns casos, nós teremos que remanejar esses alunos para outras escolas oferecendo, inclusive, transporte público”, afirma o secretário.

Fonte: Foconopoder


Deixe seu comentário