Aula Magna marca início do curso de Medicina na USFB
A aula magna e cerimônia do Jaleco Branco marcaram o início do curso de Medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Paulo Freire na noite desta segunda-feira (26), em Teixeira de Freitas. Os universitários, um total de 90 alunos dos campi Teixeira, Porto Seguro e Itabuna, são concluintes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde das turmas de 2014.
Com participação da reitora – Joana Angélica Guimarães, do coordenador do colegiado do curso de Medicina – Luiz Henrique Guimarães, da vice-Decana do Centro de Formação de Ciência da Saúde – Márcia Maria de Moraes, do secretário de Educação do município representando do prefeito Temóteo Brito – Hermon Freitas, do diretor clínico do HMTF – Dr. Waldir Ferreti Júnior, do diretor da Policlínica Regional – Dr. Ronaldo de Toledo e do deputado federal – Uldurico Júnior, a aula magna foi ministrada pelo médico, deputado federal e ex-secretário estadual de Saúde – Jorge Solla.
Abordando pontos importantes, Solla falou sobre o tema ‘SUS e a Perspectiva na Conjuntural Atual’.
O deputado também falou da felicidade em retornar a Teixeira de Freitas com o que classificou com honra e responsabilidade de ministrar a aula inaugural do curso e ver o avanço da UFSB, principalmente por ter acompanhado de perto o processo inicial de sua implantação no Extremo Sul.
Solla ainda destacou a importância do curso de Medicina para a região ao comentar que a saúde é o maior vetor de desenvolvimento regional.
O que também foi comentado pela reitora Joana Angélica Guimarães, para ela, o início do curso marca o processo de consolidação da universidade.
O secretário de Saúde local, Hermon Freitas, disse que um dos maiores desafios da saúde não é formar profissionais, mas sim pessoas.
Ele disse esperar que o curso trabalhe além do lado profissional, a humanização.
O coordenador do colegiado do curso de Medicina, Luiz Henrique Guimarães ressaltou que o cerimonial desta segunda-feira marca a abertura de um novo ciclo e comentou o início difícil ainda na fase do BI.
Ao final da aula inaugural, os 90 alunos participaram do Cerimônia do Jaleco Branco, uma tradição que acontece em várias universidades pelo Brasil e em outros países.
O ato consiste na entrega do jaleco branco aos calouros, simbolizando o início dos estudos na área médica, ao mesmo tempo em que os estudantes se comprometem a cumprirem suas obrigações com responsabilidade e respeito.
Entre os alunos do campus Paulo Freire, o aluno Alércio da Purificação Ferreira (25), índio da tribo Pataxó, disse estar pela realização pessoal, da família e principalmente do seu povo.
Após o juramento, os universitários foram recepcionados pelo coordenador do método PBL, Willian Rodrigues de Freitas.
Por Uinderlei Guimarães/Sulbahia News
Edição Bell Kojima