A saúde esta melhorando
PERMITIDO VISITAS A LULA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi visitado na tarde desta quinta-feira (03) pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e pelo ex-governador baiano Jaques Wagner (PT) depois de ganhar uma autorização para receber, a cada semana, duas pessoas que não sejam de sua família. A informação foi dada pela assessoria de comunicação da Polícia Federal no Paraná.
Lula apontou Gleisi como sua porta-voz horas antes de se entregar à Polícia Federal no dia 07 de abril. A senadora também é presidente do PT. Jaques Wagner, por sua vez, já foi cotado nos bastidores como eventual “Plano B” do PT caso Lula não possa disputar as eleições de outubro. Oficialmente, o partido nega que haja qualquer debate sobre uma alternativa à candidatura do ex-presidente.
FORO PRIVILEGIADO
O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira (03) o julgamento sobre o foro privilegiado de deputados e senadores e decidiu que os parlamentares só serão julgados no STF em casos de crimes comuns cometidos durante o exercício do mandato e em função dele. A análise da ação foi retomada nesta quarta-feira (02), após um intervalo de cinco meses, e encerrada com o voto do ministro Gilmar Mendes.
A votação foi unânime para limitar o foro especial dos membros do Congresso. Houve, no entanto, divergências entre os ministros quanto ao limite da restrição. Quando o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, em novembro de 2017, já havia maioria para aplicar o foro dos membros do Congresso somente a delitos cometidos depois da diplomação no mandato e em razão do cargo.
OPOSIÇÃO DEVE SE UNIR
O prefeito ACM Neto (DEM) afirma que trabalhará para unir os pré-candidatos José Ronaldo (DEM) e João Gualberto (PSDB) na corrida pelo governo da Bahia. Ambos os políticos do grupo de oposição ao governador Rui Costa (PT) estão com pré-candidatura nas ruas. Além de DEM e PSDB, o MDB também tem o ex-ministro João Santana como pré-candidato ao Palácio de Ondina. Durante entrevista à imprensa no ato que marcou o início das obras de requalificação do Mercado Municipal de Cajazeiras na manhã desta quinta-feira (03), Neto foi cauteloso ao falar sobre eventual adesão de Gualberto à chapa de Zé Ronaldo.
“Só quem pode falar é o João Gualberto. Ele tem o direito e é legítimo que se coloque como pré-candidato, mas todo trabalho que eu vou fazer será no sentido de agregar, de aglutinar as duas pré-candidaturas.“
FORÇAS POLÍTICAS DE TEIXEIRA
Em Teixeira de Freitas, as três maiores forças políticas deverão estar alinhadas com o governo do estado, no caso, o prefeito Temóteo Brito, o ex-prefeito João Bosco e o ex-deputado Uldurico Pinto. Na oposição deverão estar alinhados Marta Helena, que apoiará Adolfo Viana para deputado federal, e Caio Checon, que deverá fazer uma dobradinha com o vereador Jonathan Molar.
Os votos de Teixeira deverão ser divididos entre Rui Costa e Zé Ronaldo, que deve ser o candidato da oposição. É difícil prever hoje quem será vencedor em Teixeira, mesmo Rui Costa fazendo as obras prometidas. Teixeira sempre foi uma cidade rebelde, dificilmente um governador ganha aqui; na eleição passada Paulo Souto foi o vencedor.
A SAÚDE ESTÁ MELHORANDO
Pesquisas recentes mostram que as reclamações com relação à Saúde em Teixeira têm diminuído. No mês de dezembro, 42% da população tinham a saúde como o principal problema da cidade, na pesquisa recente, apenas 24% reclamam da saúde e a violência passou a ser a causa de maior queixa.
Segundo o secretário Max Almeida, ainda existem gargalos que estão sendo equacionados, como, por exemplo, a demora no atendimento e a marcação de exames, porém, já melhorou bastante.
A colocação dos hospitais no Consórcio de Saúde será a melhor solução, principalmente porque as despesas serão rateadas entre os municípios e os governos estadual e federal. A Saúde de Teixeira hoje é deficitária e o município tem que desembolsar todo mês cerca de R$ 2 milhões. O que não é justo é Teixeira sozinha pagar a conta, quando os demais municípios utilizam as unidades de saúde.
Por Dilvan Coelho/Foco no Poder
Edição Bell Kojima/Repórter Coragem