Bahia

Projeto Um Gestar em Cada Escola vai atender aos estudantes do ensino fundamental II

01/03/2012 - 11h26

A edição 2012 do projeto Um Gestar em Cada Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi aberta, oficialmente, nesta semana, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. O programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) faz parte das ações educacionais realizadas pelo Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer o aprendizado das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, consideradas base para o sucesso em todas as áreas do conhecimento.

Dentro das metas do programa Todos pela Escola, o Gestar inclui aperfeiçoamento profissional dos professores prevendo certificação com incentivo assegurado pela Secretaria da Educação e disponibiliza material didático, como os cadernos de apoio à aprendizagem dos estudantes, com o objetivo de promover o trabalho docente.

Em 2011, o Gestar esteve presente em 514 escolas, atuando em 204 municípios. Em 2012, até o momento, o programa conta com a parceria de 793 unidades escolares atendendo, aproximadamente, 251 mil estudantes. A meta é atingir as 934 escolas da rede estadual que ofertam ensino fundamental II e beneficiar todos os estudantes.

“É o momento de realizarmos uma revolução democrática em que o direito à educação seja de fato disponibilizado à população”, enfatizou o secretário da Educação Osvaldo Barreto. Ele também destacou a importância da qualidade técnica e exigência pedagógica do projeto como fator fundamental para a formação de estudantes bem capacitados.

Em ação com o Pacto com Municípios, o Um Gestar em Cada Escola vem fortalecer a educação básica e aponta para uma nova escola. Municípios como Pindobaçu, Mata de São João, Serrinha e Seabra aderiram ao projeto. O objetivo é atingir a totalidade das cidades do estado. “Estamos levando para a escola uma transformação cujo processo envolve a participação de todos os responsáveis pela competência da educação como instituição. É uma ação coletiva na qual gestores, professores, alunos e comunidade efetivamente assumem o protagonismo, explicou a coordenadora geral do Gestar, Daday Sales. 

“O Gestar abre  portas para o conhecimento e oportuniza a construção da aprendizagem, não só para o educando, como também para o educador”, avalia Adriana Carvalho, professora articuladora na cidade de Paulo Afonso. A professora garante, ainda, que o programa motivou seus alunos em sala de aula. “Da produção de textos a filmes de curta-metragem, todos os trabalhos desenvolvidos foram feitos não somente como uma exigência avaliativa, mas com prazer e satisfação”, declara.


Deixe seu comentário