Cidade Limpa: Projeto une ações de diversos segmentos em Teixeira de Freitas
Na última sexta-feira (10), foi lançado em Teixeira de Freitas o Projeto Cidade Limpa. A iniciativa é do Dom Jailton de Oliveira Lino, bispo da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, e foi abraçada pelas secretarias de Educação e Cultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas (PMTF).
O lançamento do projeto ocorreu no Centro Pastoral Dom Antônio Zuchetto, situado na Praça dos Leões, e contou com representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário, instituições de ensino, entidades de classe e associações comunitárias.
O objetivo geral do Cidade Limpa é discutir, despertar e incentivar o cuidado com a limpeza nos espaços públicos de Teixeira de Freitas. Segundo Dom Jailton, o desejo dele é ver uma cidade mais bonita, levando a uma saúde melhor dos teixeirenses.
“Claro que o Poder Público tem sua responsabilidade, mas cada um de nós também tem a sua responsabilidade. A cidade é linda. Eu acho que o descuido que destrói”, disse.
Vindo de um Estado rico em projetos no mesmo sentido, Dom Jailton disse que se inspirou em ideias de outros lugares maiores e menores que Teixeira, mais ricos e mais pobres. Na data de 04 de outubro, dia de São Francisco, será o grande momento do projeto, mas não deverá ser o fim da mobilização.
“Nós queremos concluir naquele dia como uma marca, mas que a partir daí sejam outras iniciativas da sociedade organizada para que possamos avançar em o que fazer com o lixo, para onde mandar, em que condições, como trabalhar a coleta seletiva”, finalizou.
Atuando diretamente ao lado das escolas e da comunidade e geral, a engenheira florestal, Izabel Zanúncio, da Secretaria de Meio Ambiente, afirmou que o projeto já está sendo levado para as escolas em palestras e oficinas.
Ela entende que a educação é base para que esse projeto dê certo e a secretaria de Meio Ambiente está dando total apoio. Será um trabalho contínuo.
“Nós temos a secretaria toda envolvida. Além das escolas, vamos para os bairros e as comunidades, levando ao envolvimento de todos”, comentou.
A apresentação do projeto contou com a participação musical do coral Dando Cordas Paz e Bem.
Por Elizeu Portugal/O Sollo Edição Bell Kojima/Repórter Coragem