Gads incentiva observação de baleias na costa pradense
Um grupo de turistas do Extremo Sul baiano participou neste domingo (26/8) de uma excursão ao litoral do município de Prado, tendo como objetivo a visitação às baleias jubartes, que faz parte do calendário turístico da região. O passeio foi promovido pelo Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social (Gads) e teve a participação de 32 pessoas.
À bordo da escuna Kyalami, o grupo deixou o cais do Porto do Turista por volta das 5h30 e se emocionou com as belezas avistadas no roteiro, dentre elas uma baleia acompanhada pelo filhote e uma outra esguichando água em alto mar.
“Ver de perto a grandeza das baleias jubartes aumenta minha admiração pela natureza, porque estar próximo da natureza significa aproximar-se de Deus”, avaliou Claudia Pedra, integrante do passeio.
As baleias jubartes migram todos os anos das águas geladas da Antártica em direção ao litoral brasileiro para reprodução. A espécie já foi intensamente caçada e sua população foi consideravelmente reduzida, mas com a proibição da caça em 1986 ela começou a dar sinais de recuperação, saindo do estado de ameaça de extinção.
“A Costa das Baleias é privilegiada pela migração da espécie jubarte, e a observação natural desses cetáceos é uma forma de ecoturismo pautado no desenvolvimento sustentável, que ajuda cada vez mais a conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de conservação da vida marinha como um todo”, mencionou Vinícius Almeida, presidente do Gads.
No retorno, os turistas visitaram o Recife de Corais, na ilha de Guaratiba, outro ponto que atrai turistas de várias partes à costa pradense.
Por Domingos Oliveira Edição Bell Kojima/Repórter Coragem