Mutirão de cirurgias eletivas chega em Teixeira de Freitas a partir do dia 3 de setembro
Na última terça feira (28), o programa “Nossa Cidade”, da Rádio Sucesso, recebeu a presença da Andressa Montarroios, que trouxe informações sobre o mutirão regional de cirurgias eletivas.
A ação que está acontecendo em diversas cidades da região, chegará em Teixeira no próximo dia 3 e permanecerá até o dia 5, e se pretende atender cerca de 200 a 250 pessoas por dia.
Em entrevista, Andressa conta que já está acontecendo uma pré-triagem na regulação, que terá seu término na sexta-feira. Esse pré-atendimento tem como objetivo agilizar o processo de triagem que virá logo em seguida, garantindo que o paciente está apto para se candidatar à cirurgia.
Estarão sendo ofertadas aos pacientes de 14 à 65 anos, cirurgias como as de tireoide, histerectomia (retirada do útero) , hérnias (umbilical, epigástrica e inguinal), e retirada de vesícula. Já na faixa etária de 4 a 13 anos, estarão disponíveis a amigdalectomia (retirada das amigdalas), e também as cirurgias de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal).
As carretas estarão dispostas na Avenida das Nações a partir da segunda-feira (3), e contam como todo o equipamento necessário para se fazer os exames exigidos. Ela conta que o mutirão também receberá pacientes das cidades circunvizinhas, e que também estarão atendendo pacientes que não estão com os exames atualizados.
As cirurgias acontecerão no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas a partir do dia 13 de setembro, e o paciente já sairá da triagem com a sua data devidamente marcada.
Segundo Andressa, o objetivo da ação é diminuir a lista de espera do município e facilitar o acesso dos pacientes ao procedimento.
Confira entrevista completa na segunda parte do programa:
Texto: Débora Rezende